Salvador e o turismo esportivo

Ao investir no segmento, cidade fortalece a economia e se mostra receptiva e dinâmica o ano todo

Publicado em 17 de agosto de 2023 às 05:00

Artigo
Artigo Crédito: Arte CORREIO

O desenvolvimento do turismo esportivo em Salvador faz parte de uma estratégia promissora para impulsionar avanços nos indicadores socioeconômicos da cidade, fortalecendo a plataforma de eventos do município, sendo, ao mesmo tempo, um extraordinário instrumento de promoção.

De acordo com dados divulgados em Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD, realizada pelo Ministério do Turismo, 363,6 mil turistas viajaram pelo Brasil tendo como motivação praticar ou assistir a eventos esportivos. O Ministério do Turismo aponta ainda que 2,4% dos turistas internacionais que vieram ao país para lazer tinham motivações relacionadas ao esporte.

Os dados indicam um aumento dessa movimentação significativa nos últimos anos, contribuindo para ampliar a receita turística de Salvador. Eventos esportivos atraem atletas e espectadores de diferentes partes do país e do mundo, pessoas que ocupam nossa hotelaria, consomem em bares, restaurantes, lojas; movimentam o entretenimento e consomem mais um leque extraordinário de produtos e serviços.

Com o fortalecimento de modalidades como corridas de rua, maratonas aquáticas, triathlon, competições de surf, esportes náuticos entre tantos outros esportes, a cidade tem conquistado um lugar de destaque no cenário esportivo nacional e internacional, se posicionando como importante destino de turismo esportivo pelo trabalho que tem sido feito pela atual administração.

Além dos benefícios econômicos, o turismo esportivo também tem um impacto positivo na promoção da cidade. As plataformas de comunicação atreladas a essas competições, meios digitais, cobertura de veículos de comunicação nacionais e internacionais potencializam ainda mais a visibilidade de nossa cidade. Como efeito colateral, o turista esportivo e suas famílias têm contato como nosso rico patrimônio histórico, nossa gastronomia, nossas praias e, sobretudo, vivenciam a nossa cultura.

Ao investir no desenvolvimento do turismo esportivo, Salvador não apenas fortalece nossa economia, mas também constrói uma imagem positiva como cidade receptiva e dinâmica o ano inteiro, não só no verão e no Carnaval.

O compromisso em oferecer infraestrutura adequada e serviços públicos de qualidade estão sendo diferencias competitivos importantes para nossa cidade e essenciais para manter o sucesso dessa estratégia, garantindo que novos e importantes eventos esportivos atraiam ainda mais participantes e espectadores de todo o mundo.

Isaac Edington é presidente da Saltur – Empresa Salvador Turismo