Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Veja dicas de como se organizar para se recolocar no mercado de trabalho
Priscila Natividade
Publicado em 22 de maio de 2017 às 04:01
- Atualizado há um ano
Seja vendedorEm tempos de economia estagnada, o papel do vendedor tem função mais que estratégica. Ele pode contribuir muito para que a empresa reaja às dificuldades de mercado. Saiba vender sua imagem e comunicar seus atributos e profissionalismo. Mas é importante ser sincero. Não faça uma falsa propaganda. Reúna tudo o que fez, selecione suas conquistas e destaque tudo isso em todo o processo.Seja um analista de custos A dificuldade do desempregado começa a partir do momento em que as pessoas têm de lidar com um orçamento mais apertado. Na empresa acontece assim também, quem nunca ouviu que é necessário “fazer mais com menos”? Isto significa buscar eficiência e boa administração de recursos. Aprenda a fazer isso na sua vida pessoal e saberá utilizar esse conceito na empresa também.Seja um relações públicasDominar esse tipo de competência é essencial no processo de recolocação. O candidato deve aproveitar ao máximo sua rede de contatos. Vale nessa hora networking com ex-patrões, encontro com amigos, contatos pelo Facebook.Seja psicólogoManter a mente equilibrada e ter foco para se recolocar são exercícios que precisam ser praticados constantemente pelo candidato a uma nova vaga. É muito comum que a autoestima seja abalada por um período de desemprego. Não deixe isso acontecer.Seja gestor de mídias sociais Sua rede social pode ajudar ou atrapalhar na busca pela vaga. O que você publica lá pode ser visto por qualquer pessoa. Analise se seu perfil está lhe favorecendo ou não. É muito comum que as empresas acessem o perfil de seus candidatos. As redes sociais podem ser suas aliadas também como fonte de informação das empresas: o que são, o que fazem, como se relacionam com seus clientes e consumidores.
Seja um especialista em RH Durante o processo seletivo, o candidato precisa buscar informações sobre a empresa também. A escolha é mútua: a empresa escolhe, mas as pessoas também a escolhem. Busque entender o que a empresa faz, que valor ela entrega para a sociedade, como se relaciona com seus clientes e fornecedores e quais desafios tem pela frente. É importante ter essa identificação com a marca e com as práticas da empresa.
[[saiba_mais]]