SUDOESTE

Município baiano é reconhecido como a “Capital do Biscoito”; saiba qual

A iniciativa visa prestigiar a histórica produção tradicional da região

  • Foto do(a) author(a) Alô Alô Bahia
  • Alô Alô Bahia

Publicado em 3 de maio de 2024 às 13:15

Capital do biscoito
Capital do biscoito Crédito: Renato Santana / Reprodução

O município de Vitória da Conquista, localizado no sudoeste da Bahia, acaba de ser reconhecida oficialmente como a “Capital Estadual do Biscoito”. A concessão do título foi proposta pelo deputado estadual Tiago Correia (PSDB) e sancionada pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, nesta sexta-feira (3).

Segundo o deputado, a iniciativa visa prestigiar a histórica produção tradicional da região e apoiar ainda mais o setor. “Cresci em Vitória da Conquista vendo minhas avós fazendo biscoito. Para além disso, o próprio Sebrae reconhece a importância deste alimento e já direcionou estudos específicos sobre seu impacto econômico. De acordo com dados da entidade, no município são produzidos mais de 4 mil toneladas de biscoitos por ano e mais de 600 varejistas e atacadistas vivem da produção”, relata Correia.

Ao todo, o segmento de Biscoitos gera uma movimentação econômica de mais de R$ 70 milhões na região de Vitória da Conquista, considerando apenas o seu elo de fabricação. “Se considerarmos ainda o varejo, serviço e distribuição, bem como a parte de matéria-prima, teremos um aumento substancial deste valor, o que demostra a importância do biscoito para a economia da cidade e para todos os conquistenses”, destaca Tiago.