Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Alunos da Ufba apresentam purificador de água que usa luz solar para investidores

Projeto Aqualuz é um dos destaques de evento na USP, nesta sexta (14)

  • D
  • Da Redação

Publicado em 14 de dezembro de 2018 às 03:00

 - Atualizado há 2 anos

. Crédito: Foto: Marina Silva/Arquivo CORREIO

A 4ª edição da feira de investimentos do programa Academic Working Capital (AWC), que ocorre nesta sexta-feira (14) na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), na capital paulista, contará com apresentações de protótipos e projetos desenvolvidos por estudantes que buscam recursos de investidores.

Entre os destaques da feira, promovida pelo Instituto TIM, está um projeto desenvolvido por dois estudantes baianos e um cearense, denominado Aqualuz. 

O protótipo, já mostrado em outras oportunidades pelo CORREIO (ver matérias relacionadas), consiste num sistema mecatrônico de filtragem baseada em luz solar, com o propósito de ajudar a resolver um dos maiores problemas de acesso a água potável, que afeta a região do Semiárido nordestino. 

A equipe é composta pelos estudantes baianos Anna Luísa Santos, aluna de Biotecnologia, e Lucas Gama Dantas Ayres, aluno de Ciência da Computação, ambos da Universidade Federal da Bahia (Ufba), e a estudante cearense Letícia Nunes Bezerra, aluna de Engenharia Ambiental pela UFCE. 

"De uma maneira simples, sustentável e voltada para a experiência do usuário, queremos incentivar a responsabilidade socioambiental corporativa", explicam os estudantes no projeto, que estará na briga por recursos de investidores.

Os participantes desta edição do AWC, programa de empreendedorismo universitário do Instituto TIM, desenvolvem startups com foco em sustentabilidade e meio ambiente, com o objetivo de mostrar ao mercado que, trabalhar com a sustentabilidade, é um processo de mudança de cultura e precisa ser pensado a longo prazo.