Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Ambos haviam nas eleições anteriores se registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como pardos
Da Redação
Publicado em 14 de agosto de 2024 às 16:31
Os candidatos a prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil) e Geraldo Júnior (MDB), alteraram a autodeclaração de raça e se definiram como brancos. Nas eleições anteriores, ambos haviam se registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como pardos.
“Me autodeclarei como branco para a Justiça Eleitoral tendo em vista que a nova legislação que foi regulamentada para 2022 prevê fundo partidário para quem se autodeclara pardo. Como não iria utilizar esse benefício e para não restar qualquer tipo de dúvidas, tomei a decisão de mudar, mesmo tendo me declarado pardo na última eleição que disputei em 2020”, afirmou o prefeito e postulante à reeleição Bruno Reis.
Geraldo Júnior também justificou, em entrevista à rádio BandNews, a decisão de trocar a autodeclaração racial. "A sociedade civil sempre me encarou como branco e eu sempre tive como convivência social ser branco", declarou.
Os demais candidatos Kleber Rosa (PSOL) e Eslane Paixão (UP) mantiveram a autodeclaração como pretos. Já Victor Marinho (PSTU) registrou a sua primeira autodeclaração e se definiu como branco. Giovani Damico (PCO) ainda não confirmou a postulação no sistema do TSE.