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Heider Sacramento
Publicado em 3 de junho de 2025 às 08:10
Mesmo envolvido em um escândalo de graves denúncias sobre sua conduta como empresário, Alê Costa, fundador e CEO da Cacau Show, será destaque no episódio do MasterChef Brasil desta terça-feira (3), às 22h30, na Band. O chocolatier participará da primeira prova em equipe da temporada, auxiliando os competidores ao lado dos jurados Erick Jacquin, Helena Rizzo e Henrique Fogaça. >
A participação no programa vai ao ar enquanto Alê Costa enfrenta acusações por parte de funcionários, ex-colaboradores e franqueados da Cacau Show, que o denunciam por promover um ambiente de trabalho considerado abusivo. As alegações incluem episódios de homofobia, gordofobia, constrangimentos públicos e até restrições à gravidez de funcionárias.>
Segundo revelado pela coluna Dinheiro & Negócios, do site Metrópoles, um dos relatos mais polêmicos envolve um suposto “ritual” corporativo, descrito como semelhante a um culto, no qual os participantes eram incentivados a tatuar a palavra “atitude”, mesma inscrição que o empresário carrega no corpo.>
Diante da repercussão, o Ministério Público do Trabalho (MPT) em São Paulo já instaurou um inquérito para apurar as práticas dentro da empresa. As investigações buscam esclarecer o ambiente organizacional e possíveis violações aos direitos trabalhistas e humanos.>
Alê Costa, fundador e CEO da Cacau Show
Em comunicado interno enviado aos colaboradores, Alê Costa negou as acusações e classificou as informações divulgadas como “boatos”. O empresário defendeu os valores da empresa e disse que sua trajetória é pautada por respeito e ética.>
“Rejeitamos qualquer acusação que vá contra nossos valores”, afirmou Costa no comunicado. “Temos muito orgulho do que construímos e seguimos com coragem, ética e compromisso. [...] Pedimos que não se deixem levar por boatos e informações distorcidas.”>
Em nota, a Cacau Show afirmou que as publicações de denúncias são "inverídicas" e que são "ataques injustos à nossa história, aos nossos valores e, principalmente, às milhares de pessoas que constroem essa marca com integridade e amor. Ao que tem sido chamado de "seita da Cacau Show", a empresa afirmou que na verdade se trata de um “ritual do cacau”, vivência sensorial com o líquor de cacau [...] oferecido como experiência cultural e gastronômica".>
Veja nota da Cacau Show na íntegra: >
Nos últimos dias, fomos surpreendidos por publicações inverídicas sobre a Cacau Show que circularam na internet. São ataques injustos à nossa história, aos nossos valores e, principalmente, às milhares de pessoas que constroem essa marca com integridade e amor.>
Temos uma trajetória de mais de 37 anos, construída com trabalho sério, respeito, verdade e coragem.>
Somos a maior rede de chocolates finos do mundo, a maior franqueadora do Brasil, com quase 5 mil lojas e mais de 22 mil pessoas em nosso ecossistema — e cada uma delas merece respeito.>
É indignante e entristecedor a deturpação de alguns momentos simbólicos que são tão especiais para a nossa cultura.>
A gratidão no fim de ano é uma prática espontânea, marcada por acolhimento e liberdade. A oração do “Pai Nosso”, quando feita, é voluntária e respeitosa à liberdade de crença. Promovemos um ambiente de trabalho ético, inclusivo e que valoriza a diversidade.>
O chamado “ritual do cacau” é uma vivência sensorial com o líquor de cacau — 100% cacau, não alcoólico —, oferecido como experiência cultural e gastronômica, inclusive em nossos hotéis. Uma forma de celebrar nossa principal matéria-prima.>
Nada disso fere valores — pelo contrário: reforça o que somos. Uma empresa humana, com alma, que ouve, que caminha junto, que constrói com coragem e verdade.>
Com os franqueados, temos uma relação baseada em confiança e parceria de longo prazo — mais de 50% deles estão conosco há mais de 7 anos, representados por um maduro Conselho de Franqueados.>
Enfrentamos juntos o aumento de mais de 300% no preço do cacau, a instabilidade econômica e até um incêndio em nossa fábrica de Linhares.>
E mesmo assim, seguimos crescendo. Investimos em logística, ampliamos a fábrica e estamos construindo um novo centro de distribuição.>
Não porque é fácil. Mas porque temos um propósito que nos move.>
Vivemos para, JUNTOS, tocar a vida das pessoas.>
E não vamos permitir que distorçam quem somos.>
Nosso sucesso é fruto de paixão, trabalho e ética. Nós ouvimos as pessoas. Temos compromisso com a verdade. Seguimos trabalhando firme, sem segredo, sem mistério. Só trabalho e chocolate, mesmo.>