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Ivan Dias Marques
Publicado em 17 de novembro de 2019 às 05:00
- Atualizado há 2 anos
A cena é dantesca. Um motorista de aplicativo é perseguido por um assaltante após deixar o carro e recebe diversos tiros, alguns deles quando já está no chão. O homicídio aconteceu na última quinta-feira, no bairro de Pirajá. Mais um para a estatística do Sindicato dos Motoristas por Aplicativos e Condutores de Cooperativas do Estado da Bahia (Simactter).>
No primeiro semestre de 2019, 1.322 motoristas de aplicativo foram vítimas de crime em Salvador, segundo o Simacctter. O número representa uma média de sete atos criminosos por dia entre janeiro e junho deste ano.>
Com números tão alarmantes, que não diferem muito dos relatos de outras cidades do Brasil e da América Latina, é preciso aumentar a segurança nos aplicativos, para que motoristas e usuários não enfrentem tantos riscos na hora de pedir um carro.>
No início do mês, em São Paulo, a Uber trouxe até seu diretor global de produtos de segurança, Sachin Kansal, para apresentar novas ferramentas para segurança no aplicativo. De acordo com a empresa, são 1,4 milhão de motoristas na América Latina, sendo 600 mil deles no país.>
“Motoristas e usuários nos fizeram crescer, então é nossa responsabilidade seguir melhorando, e desenvolver um serviço cada vez melhor. A segurança é prioridade para nós”, disse Kansal durante a apresentação das inovações, a maioria ainda sem data de efetivação.>
As mais próximas de acontecer são a análise de documentos dos usuários por meio de download feito pelo próprio app do Uber, com checagem de veracidade com a Serasa Experian, já em testes no Chile, e a gravação de áudio por motoristas e usuários. As gravações ficariam encriptadas no celulares, só podendo ser acessadas pela empresa em caso de reclamação enviada por algumas das partes envolvidas.>
“Acho ótimo (a gravação). Tem passageiro que passa do limite e a gente fica refém por causa da questão das estrelas. Dizem que se a gente não participar das brincadeiras, vão avaliar mal. E a Uber é bem rígida com isso”, diz o engenheiro de produção Ubiratan Filho, 30 anos, que há um ano é motorista do aplicativo.>
“É muito válido. Existem motoristas que fazem ‘abordagem’ principalmente a mulheres. E tem clientes que só por não gostar do seu jeito, da música que você tá ouvindo... eles simplesmente reportam. E com a gravação você terá como se defender”, diz Davi Oliveira, 25 anos, técnico em saneamento básico e motorista há 1,5 ano.>
Outra novidade importante, segundo os motoristas, é a possibilidade de não aceitar dinheiro em espécie para pagamento das corridas. “Trabalho bastante à noite. Antes da Uber permitir pagar com dinheiro, o índice de assaltos era bem menor”, defende o estudante de Educação Física Magnum Henrique, 31, motorista há 2,5 anos. “A Uber tenta fazer com que os motoristas andem na linha e acho corretíssimo, mas não vejo ela de maneira alguma fazer com que o passageiro ande na linha”, critica. >
Dados O grande problema é que as ferramentas fazem com que a Uber tenha a possibilidade de coletar mais informações dos usuários. De acordo com a empresa, os dados ficam armazenados na Holanda e não existe possibilidade de compartilhamento deles com outras empresas.>
No entanto, em 2016, um hacker roubou dados de 57 milhões de motoristas e usuários do aplicativo, fato só revelado pela Uber um ano depois. Por tentar esconder, levou uma multa de US$ 148 milhões (R$ 620 milhões, hoje) do governo americano.>
É bem provável que as novas ferramentas façam com que os termos de uso do app sejam atualizados. Aí, é bom passar a ler bem aquelas letrinhas que, muitos vezes, passam despercebidas. >
Principais novidades de segurança do Uber:Análise de documentos A empresa criou uma ferramenta chamada U-Check que vai checar a identificação dos usuários junto ao Serasa Experian, numa parceria. Os documentos poderão ser enviados pelos usuários à Uber por meio do próprio aplicativo.>
Gravação de áudio Será permitido que tanto os motoristas como os passageiros possam gravar o áudio das viagens. Segundo a Uber, os testes reais começam em dezembro e o áudio ficará encriptado no celular e sem acesso posterior. As únicas opções serão enviá-lo para o suporte como uma reclamação ou apagá-lo.>
Detecção de mensagens inapropriadas A Uber desenvolveu uma tecnologia para que o app aprenda a identificar se houve mensagens inapropriadas enviadas no bate-papo entre motorista e usuário. Se elas forem consideradas ofensivas ou ameaçadoras, a conta do emissor pode ser até desativada.>
Opção de aceitar dinheiro ou não O motorista poderá escolher se aceitará pagamento em espécie ou não assim que iniciar o aplicativo.>
Checagem de rota Caso haja alguma anormalidade na viagem, como diminuição brusca de velocidade ou parada por muito tempo, a Uber enviará mensagem para motorista e usuário para checar se há algum problema.>
Reporte a qualquer hora Motoristas e usuários poderão reportar a viagem com ela ainda em andamento ou até muito tempo depois de finalizada.>
Selfie ao vivo O pedido de identificação dos motoristas não será mais uma selfie estática. O app pedirá que ele faça determinados movimentos com o rosto para ter certeza que é uma pessoa de verdade.>
Alerta de ciclofaixa O app enviará uma mensagem informando para o usuário ter cuidado ao abrir a porta caso o desembarque seja próximo a uma ciclovia ou ciclofaixa.>
*O jornalista viajou a São Paulo a convite da Uber>