POLÊMICA

Baianos famosos explicam expressão ‘psiu’ de Davi, do BBB24, e defendem brother

Expressão provocou ira de Wanessa e Brunet

  • Foto do(a) author(a) Alô Alô Bahia
  • Alô Alô Bahia

Publicado em 6 de fevereiro de 2024 às 16:23

Yasmin, Davi e Wanessa Crédito: Reprodução

A cantora Wanessa Camargo participou pela primeira vez do Sincerão – dinâmica do Big Brother Brasil que substituiu o famoso Jogo da Discórdia na atual edição – e causou um alvoroço na internet. Durante o programa, a artista usou o espaço para atacar Davi e disparou: “Ele é muito desrespeitoso, principalmente com as mulheres. Ele manda calar a boca. O ‘psiu’ dele é mandando calar a boca”. A expressão acabou sendo tema de discussão e famosos entraram em defesa do motorista de aplicativo, explicando o sentido do 'psiu' na Bahia.

A jornalista e influenciadora digital Maíra Azevedo, mais conhecida como Tia Má, tem o hábito de comentar os assuntos mais quentes do BBB nas redes sociais e explicou que o tal ‘psiu’ é um vício de linguagem cultural.

“É uma expressão que a gente usa muito. E observe que quando ele fala psiu, tem som de x. Significa ‘Ô, olhe aí para mim’, ‘Ei’ e não um ‘Cale a boca’. Estou ficando muito preocupada com esta edição porque o preconceito linguístico está ficando muito evidente”, declara.

“As pessoas desconhecem a forma de falar do baiano e tratam isso como se a gente estivesse sendo desrespeitoso. Davi fala de uma forma clara de como se fala na periferia de Salvador. Ele é do bairro de Cajazeiras, que é um conglomerado de vários bairros, que tem uma forma de se expressar própria. E tudo aquilo que é desconhecido é tratado como algo nefasto. O psiu dele é ‘por favor, olhe para mim’. Acho que muito mais do que grosseiro, ele fala de uma forma periférica. Ele é o mais jovem da casa e, até o momento, o único baiano. As pessoas têm que entender que cada região tem as suas expressões, e dentro das regiões tem os seus estados; dentro dos estados, as suas cidades; e nas cidades, os seus bairros com seus grupos culturais. Acho que é importante levar isso em consideração”, completa Tia Má.

Mari Antunes, Ney Lima e Jessy Alves

A cantora Mari Antunes, vocalista da banda Babado Novo, também garantiu que a expressão é muito natural na Bahia. “Esse lance do psiu aqui na Bahia é muito natural. É uma forma da gente chamar a atenção de uma pessoa: ‘Ei, psiu, ei’. Não, necessariamente, pedir para calar a boca, mandar calar a boca. Acredito que a intenção de Davi seja a mais natural possível, bem regional”, ressalta.

O comediante, youtuber e influenciador digital Ney Lima destacou: “O psiu do Davi é uma fala normal, pelo menos aqui na Bahia e no Nordeste quase todo. Várias regiões do Nordeste que eu ando, 'psiu' é chamar uma pessoa, tipo ‘Ei, tá, não sei o que’.... Entendo dessa forma”.

A ex-BBB 22 Jessy Alves, que é professora de Biologia, confessou que até já usou a expressão em sala de aula. “Acredito que só quem pode dizer qual foi o significado desse 'psiu' é o próprio Davi. Mas para mim, dentro do contexto que aconteceu, o 'psiu' é um chamamento, um ‘ei, olha pra mim, vem cá’… O 'psiu' com o objetivo de mandar calar a boca é aquele psiu acompanhado do silêncio. Eu, como professora, já fiz muito isso. Quando queria o silêncio dos meus alunos, eu só soltava um psiu. Então, não acho que tenha sido esse o caso”, acredita.