Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Aprenda a montar um altar para Iemanjá com elementos garimpados na Feira de São Joaquim

A dica é abrir o olhar e se deixar levar pelas muitas ideias listadas aqui

  • Foto do(a) author(a) Paula Magalhães
  • Paula Magalhães

Publicado em 1 de fevereiro de 2015 às 07:06

 - Atualizado há 2 anos

Espaço montado com tudo que a rainha adora (fotos de Alex Dantas/divulgação)Amanhã é dia de homenagear Iemanjá e a rainha gosta de muitas oferendas. Já pensou no seu presente? Que tal montar um altar cheio de elementos garimpados na Feira de São Joaquim? Além da demonstração de fé, a peça decorativa pode permanecer em sua casa o ano todo, dando bossa e reforçando nossa identidade cultural. 

“Como o altar é um elemento de fé e devoção que demonstra as crenças dos moradores, ele merece destaque, devendo ser montado nas áreas sociais, como sala de estar ou varanda”, explica o arquiteto Felype Araújo. Segundo ele, a melhor forma de harmonizar com o restante do décor é utilizar os mesmos materiais já existentes na montagem do altar. Ou seja, se o estilo do ambiente é rústico, entram em cena a madeira, o sisal e as fibras naturais.

Já nos ambientes modernos, o vidro e aço são os elementos recomendados. Levando essas sugestões em consideração, vamos ao nosso garimpo, que inclui conchas, velas, búzios, ânforas, contas, alfazema e muitos patuás. Sem falar nos demais achados espalhados pela feira que combinam bem com esse universo sincrético. A dica é abrir o olhar e se deixar levar pelas muitas ideias listadas aqui.. Oferendas O altar precisa estar repleto de coisas que a rainha adora. Que tal encher uma garrafa azul com alfazema e prender  guias da orixá?  Os búzios também são adereços que agradam  Iemanjá. Aposte nos colares e em porta-velas cheios deles. Mais proteção Decore uma ânfora azul com colares e a peça entra em harmonia no altar. Outra boa ideia é enchê-la com folhas da planta espadas-de-são-jorge. Uma cesta de sabonetes de sal grosso e garrafas de sorte garantem proteção extra. O toque especial fica por conta da caixa de desejos. Anote seus pedidos em papéis e deixe dentro dela por um ano. Personalizada A ideia é dar aquele upgrade na figura da Iemanjá. Personalize a sua prendendo patuás nos pés da imagem. Com o uso de cola quente, você vai colando um a um, decorando e enfeitando a rainha com uma boa dose de originalidade. Os artigos também servem para cobrir qualquer imperfeição que a estátua venha a ter. Búzios são outros elementos usados como  parte desta composição, entrando em perfeita sintonia com a vibração dos orixás. Para agradar Em um altar dedicado a Iemanjá não pode faltar um item: o espelho de mão. Escolha um ao seu gosto e proponha um mix criativo com outros objetos, como patuás e búzios. A imagem O segredo é enfeitar bastante sua rainha. Depois que os pés estiverem devidamente decorados com os patuás, é hora de encher a Iemanjá com colares. Ela é vaidosa e adora a cor azul. Usando essas duas referências, orne a imagem. Boa dica é fazer seu próprio colar. Acrescente uma conchinha do mar a umas contas e nasce um adorno. Depois, combine com outros itens que flertem com esse estilo.