Carvão ativado para os dentes? Especialistas avaliam se é bom ou ruim

Presente em diversos cosméticos, produto traz riscos e benefícios

  • Foto do(a) author(a) Rafaela Fleur
  • Rafaela Fleur

Publicado em 26 de setembro de 2018 às 08:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Shutterstock/Reprodução

Ele vai no rosto, no corpo, cabelos e até nos dentes. Se você é fã de produtos de beleza, já deve ter notado: o carvão é o ingrediente da vez. Mas não é aquele usado nos churrascos, e sim o ativado.  Obtido através da combustão de matérias orgânicas, com a privação do oxigênio e em altas temperaturas, ele tem, de fato, diversos benefícios. Porém, os especialistas alertam: é preciso ter cautela.   

Cadastre seu e-mail e receba novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, tecnologia, bem-estar, pets, decoração e as melhores coisas de Salvador e da Bahia: Alerta vermelho  Um dos produtos que mais têm feito sucesso são os clareadores dentais de carvão. E é justamente esse o uso mais perigoso.

“Quando ele tem contato com os dentes durante a escovação - o que muitos fazem acreditando que vão clareá-los -, ocorre abrasão do esmalte.Isso promove o desgaste irreversível dessa estrutura dentária. Sou contra o uso”, garante a cirurgiã dentista Estela Biazotto (@draestelabiazotto).  A prática, segundo a profissional, ainda pode causar sensibilidade e dor dentinária, além de pigmentar restaurações estéticas. 

Professor do curso de Odontologia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, o dentista Leonardo Costa também não é a favor do uso da substância. 

“Não existem estudos científicos que comprovem a eficácia do carvão. Ele pode desgastar o esmalte dental, causar cavidades e sérios problemas nos dentes”, alerta Leonardo, que critica o uso irresponsável da internet. “Ela propaga coisas muito boas, porém outras muito ruins. As pessoas precisam se informar, procurar um bom profissional”, recomenda. 

Apesar disso, alguns especialistas apoiam o uso do carvão, alegando que não existem provas concretas de que o produto faça mal. “Por enquanto, sou a favor. Há menos estudos científicos do que eu gostaria, existem controvérsias sobre a abrasividade”, declara o dentista Renato Rosal.

Os benefícios Se, nos dentes, a eficácia da substância é controversa, quando se trata de pele e cabelos, os profissionais são quase unânimes: faz bem. 

“É muito bom para peles oleosas, porque ele vai absorver a oleosidade e as impurezas - como se fosse um detox”, comenta a dermatologista Daniela Menezes (@danielamenezesdermato).  Uma dica: após aplicar uma máscara de carvão no rosto ou no corpo, passe outro produto em seguida, como um creme hidratante ou um tônico. “Ele facilita a penetração de outros ativos”, pontua Daniela. 

Nos cabelos, o carvão ativado ajuda a retirar as impurezas do couro cabeludo, deixando os fios mais brilhosos e sedosos. Além disso, ajuda na na prevenção da caspa. 

De acordo com a dermatologista Viviane Boccanera (@vivianeboccaneradermato), a porosidade do carvão permite que ele seja usado para absorver substâncias. No entanto, é preciso ter cuidado com as máscaras pretas de sachê, que prometem tirar os cravos. “Além da remoção  ser superficial, elas podem lesar a epiderme  e causar irritação da pele”, alerta. 

Quer incluir o carvão ativado na rotina de beleza? Confira o garimpo. Para comprar o ingrediente puro, basta ir em farmácias (é vendido em pó ou comprimido) ou mandar manipular.  Siga o Bazar nas redes sociais e saiba das novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, decoração e pets: *Com supervisão da editora Paula Magalhães