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Entrevista com Karina Facó, estilista da Elementais, marca baiana com 25 lojas pelo país

Designer tem como desafio diário descobrir os sonhos das mulheres e transformá-los em roupas

  • Foto do(a) author(a) Gabriela Cruz
  • Gabriela Cruz

Publicado em 18 de março de 2015 às 07:49

 - Atualizado há 2 anos

A estilista Karina Facó nasceu em Recife, começou a atuar entre Rio e São Paulo, há 14 anos, mas foi aqui que firmou-se como coordenadora de estilo da Elementais há quase uma década. A marca tem 23 anos e é uma das mais bem-sucedidas da Bahia, com 25 lojas. Além do nosso estado, há unidades em mais quatro: Pernambuco, Piauí, Rondônia e Sergipe.

Apaixonada pelo trabalho, Karina aposta no lema “menos tendência, mais essência” para conduzir seu processo criativo. Lugares inusitados, livros, filmes, culinária e   formas arquitetônicas são suas inspirações. “As coleções precisam ter uma conexão com um lugar especial, um cheiro, um sabor inusitado, um colorido nunca visto antes. Para mim, isto é criar”, diz.

A estilista Karina Facó coordena o estilo da marca baiana Elementais há quase uma década (Foto: Angeluci Figueiredo)Como a moda entrou na sua vida?

Na minha infância, as costureiras faziam diária na casa das pessoas. Nesses dias, eu colava nelas e amava acompanhar minha mãe nas escolhas. O que mais me fascinava era a busca por matéria-prima. Já na adolescência, virei produtora de moda das minhas amigas, ninguém montava look sem me consultar. Casei e fui morar no Sudeste, onde fiz faculdade de Moda.

Como surgiu sua parceria com a Elementais?

Atuava no mercado Rio-São Paulo em uma marca com muita visibilidade nacional naquele momento, porém estava casada com um baiano que sonhava em voltar para Salvador. Nos planos de mudança, impus uma condição: entrar para o Estilo da Elementais. Mudei para Salvador e continuei trabalhando no Rio por um ano e meio. Ficou rolando uma paquera de longe com a marca até chegar ao namoro que dura até hoje.

Qual o desafio para criar para uma marca que tem um perfil de público definido?

O que mais busco na minha pesquisa é  algo que possa emocionar. Para mim, se mexeu com o emocional, já conquistou o desejo. Isso é o que importa. Como temos um perfil bem traçado da  mulher Elementais, é muito mais assertivo desenvolver as coleções.

A criatividade do estilista Yves Saint Laurent inspira Karina (Foto: Divulgação)Como funciona seu processo criativo?

Tem um passo a passo rotulado pela indústria da moda que acredito ser necessário seguir, só que, aliado a isso, costumo seguir muito minha intuição. Aquela primeira ideia é algo que persisto durante a coleção que estou realizando. Livros, filmes, lugares inusitados, culinária e formas arquitetônicas despertam  a vontade que impulsiona o processo criativo. As coleções precisam ter uma conexão com um lugar especial, um cheiro, um sabor inusitado, um colorido nunca visto antes. Para mim, isso é criar.

Como é seu  dia a dia?

A vivência com chão de fábrica é o ponto fundamental do sucesso das criações. O glamour dos holofotes utilizados nas passarelas ficam adormecidos neste momento para que possamos ter uma familiaridade com todos os processos de desenvolvimento da coleção. É nessa etapa de construção da pilotagem  que podemos imprimir a real personalidade das roupas, por isso julgo fundamental termos uma sintonia absoluta com as outras pessoas envolvidas neste processo, que são os modelistas e pilotistas. Para mim, essa etapa é tão importante quanto a pesquisa.

Qual o caminho que uma roupa percorre do croqui à arara?

O caminho é bem extenso. Inicia-se com a pesquisa da macrotendência versus análise de comportamento. Daí seguimos algumas etapas que fazem parte do planejamento. Temos, em média, 11 a 12 meses de antecipação para que as peças estejam em nosso varejo. Durante esse processo, andamos em paralelo com a coleção atual, que está quase sendo comercializada. Trabalhamos sempre com duas coleções, quase indo para a  terceira.

O vestido mídi de poás é um dos hits da coleção da Elementais (Foto: Divulgação)Em tempos de acesso irrestritro à informação, qual o grande desafio para a moda hoje?

A chave para o sucesso é estabelecer uma conexão ilimitada com a tecnologia, é manter-se alinhado com esse universo bem de perto. Cada dia mais pensar na elaboração de coleções autorais que retratem a filosofia da marca. Às vezes, ir um pouco na contramão da ditadura imposta pelo momento é importante.

Qual seu estilista ou personalidade da moda preferido?

Yves Saint Laurent. Ele revolucionou o mercado da moda na década de 60 com suas criações sempre regidas por muita feminilidade e traduziu o luxo em formas simples que revelam a beleza da mulher, as transformando em musas contemporâneas.

Como surgiu a ideia para a próxima coleção da Elementais?

Estávamos com muita vontade de fazer algo ainda não explorado. Daí surgiu a ideia de usar o talento da artista plástica Carmo Queiroz, que é diretora criativa da Elementais, para fazer telas e esculturas que servisse como base. Aliada a esta exposição, pincelamos as influências da temporada, criando uma coleção que traduz a atmosfera do Inverno 2015.

Que conselho  você daria a alguém que quer trabalhar com moda?

Observar os sinais que estão impulsionando o mundo a todo o momento, ter um olhar apurado para as coisas simples e dormir e acordar com foco e determinação. Daí tudo acontece.