CENTRO DAS ATENÇÕES

'Calabreso', 'baratinoso': gírias faladas por Davi no BBB 24 voltam a causar polêmica

Entenda o significado das gírias ditas na briga com Lucas

  • Foto do(a) author(a) Brenda Viana
  • Brenda Viana

Publicado em 1 de fevereiro de 2024 às 09:50

Davi Brito
Davi Brito Crédito: Redes sociais

O participante Davi Brito voltou a ser o centro das atenções no BBB 24 após soltar duas gírias, regional e virtual, que foi bastante comentado nas redes sociais na madrugada desta quinta-feira (1°). O 'baratinoso' e 'calabreso' agitou a web.

Antes da festa do programa, que contou até com o deboche de Xanddy Harmonia no Twitter - que cantou no reality show -, Lucas Henrique e Davi brigaram por causa de fofocas feitas dentro da casa.

Com isso, o baiano gritou para Lucas de forma irônica: "calma, calabreso". Pronto, foi o estopim para o motorista de aplicativo ser massacrado dentro do programa, e a gíria foi o comentário entre os brothers, que encurralaram Davi no quarto Fada para saber se seria um comentário gordofóbico.

Mas o que significa 'calabreso'?

O termo foi criado pelo influenciador de humor Toninho Tornado. A palavra é utilizada de forma aleatória para pregar pegadinhas em vídeos nas ruas de São Paulo. Toninho transforma o substantivo feminino em masculino, chamando as 'vítimas' das pegadinhas pelo nome que ele inventa na hora, e 'calabreso' foi um desses apelidos que pegou bastante durante a pandemia.

Ironicamente, Lucas e MC Bin Laden seguem o Toninho Tornado no Instagram, e interagiam nos vídeos. O cantor já tinha feito um vídeo falando sobre o meme, e acabou sendo 'cancelado' na web.

E 'baratinoso'?

A gíria regional da Bahia, focado em Salvador, foi falado por Davi durante uma conversa com Isabelle após a briga na casa. A dançarina comentou que o amigo baiano deveria ter cuidado com as palavras que ele fala dentro do programa, porque podem ferir ou machucar.

Em sua defensa, Davi disse que a palavra que disse, o 'calabreso', não foi na intenção de machucar ninguém, e disparou: "Esse povo é conversador baratinoso!".

Na Bahia, o 'baratinoso' significa pessoa que inventa algo, mentira, engana todos, ou procura confusão devido à besteira.

Apesar da gíria não ter sido um dos mais comentados, o público que assiste o programa quis entender o significado da gíria regional.