Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Em parceria com a Osba, Instituto Cervantes traz concerto de flamenco inédito para Salvador

Orquestra Sinfônica da Bahia acompanhará o pianista Juan Carlos Garvayo e o cantor flamenco Antonio el Turry em única apresentação no dia 30 de novembro

  • D
  • Da Redação

Publicado em 23 de novembro de 2023 às 16:56

A apresentação acontecerá no Cerimonial Conceição da Praia, no dia 30 de novembro, às 19h
A apresentação acontecerá no Cerimonial Conceição da Praia, no dia 30 de novembro, às 19h Crédito: Divulgação

O Instituto Cervantes Salvador e a Embaixada da Espanha irão realizar um concerto em parceria com a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) para comemorar a Presidência Espanhola do Conselho da União Europeia. A apresentação única acontecerá no Cerimonial Conceição da Praia, no dia 30 de novembro (quinta-feira), às 19h. Os ingressos estão à venda no site da Sympla por R$20 (inteira) e R$10 (meia-entrada).

O concerto "Um Brinde Brasil-Espanha," apresentará músicas de compositores brasileiros como Heitor Villa Lobos e Chico Buarque, uma obra clássica espanhola para orquestra e piano (“Rapsódia Sinfônica”, de Joaquin Turina), além da estreia no Brasil de "Alegro Soleá", um concerto de flamenco dos compositores Antonio Robeldo e Enrique Morente.

Sob a regência do maestro Carlos Prazeres, a apresentação da OSBA contará com a participação de músicos espanhóis, o pianista Juan Carlos Garvayo e o cantaor flamenco Antonio el Turry, além do violonista paulista João Camarero, que atualmente integra a banda da cantora baiana Maria Bethânia.

Daniel Gallego Arcas, diretor do Instituto Cervantes, explica que a cada seis meses, um país da União Europeia assume a presidência do conselho, e as embaixadas espanholas estão celebrando esse acontecimento com atividades musicais e artísticas.

"Trazer esse evento cultural para a cidade é motivo de grande orgulho para mim, como diretor do Instituto Cervantes em Salvador. Com a presença do pianista Juan Carlos Garvayo, que é premiado internacionalmente, do cantaor flamenco Antonio el Turry e da Osba vamos fazer um espetáculo lindo", disse o diretor.

Responsável pela escolha da parte brasileira de "Um Brinde Brasil-Espanha, o maestro da Osba Carlos Prazeres afirma que o repertório traz uma obra da música de concerto que dialoga com a música popular brasileira, além de clássicos da MPB em arranjos sinfônicos.

O concerto também cumpre um papel fundamental para o Instituto Cervantes, que é o de colaborar com as instituições locais no fomento e fortalecimento da cultura. O evento é uma parceria com o Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), mantenedora da Orquestra Sinfônica da Bahia.