Festival Nacional de Artesanato chega ao último dia na Arena Fonte Nova

Programação tem show de Jau, stand up com Matheus Buente e mais

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 19 de maio de 2024 às 10:32

Fenaba na Arena Fonte Nova
Fenaba na Arena Fonte Nova Crédito: Fernando Vivas/GOVBA

Hoje é o último dia para quem quiser curtir o 1º Festival Nacional de Artesanato na Bahia (Fenaba). O evento acontece na Arena Fonte Nova e reúne 200 artesãos de diversas regiões da Bahia e de outros estados do país.

Neste domingo (19), os portões abrem ao público às 13h. A programação prevê oficinas de artesanato, apresentações de samba, stand up com Matheus Buente, e show de Jau e Os Filhos de Gandhy.

Estão presentes os estados de Alagoas, Amapá, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Piauí, Sergipe, São Paulo e o Distrito Federal. A Fenaba conta com expositores de técnicas do artesanato, como renda, bordado, tecelagem, pintura, cerâmica, entalhe em madeiras, trançado, crochê, fuxico, ourivesaria, costura em retalho, redes e objetos produzidos a partir de matérias-primas como coco, palha, fibra, piaçava, sementes, escamas de peixes e conchas.

A Bahia está entre os três maiores polos do artesanato do Brasil, com 20 rotas em todo o estado, nas diversas regiões. Entre elas está a dos Trançados, que vai do Sertão ao Médio Rio das Contas; do Caroá, no Piemonte do Paraguaçu; do Couro, no Portal do Sertão; do Sisal; do Jiquiriçá, no Vale do Jiquiriçá; da Cerâmica, na região do Velho Chico; da Piaçava, no Litoral Norte e no Agreste, do Pau Brasil, no Litoral Sul; do Cerrado, na bacia do Rio Corrente; e da Palha.

Esse é o primeiro ano do festival nacional, que é realizado pela Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), através da Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA), em parceria com as Secretarias da Cultura (Secult), do Turismo (Setur) e de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi). Inspirado na expressão “Fé na Bahia”, o objetivo é dar maior visibilidade e articular políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do artesanato, com a valorização dos artistas e ações voltadas para a geração de trabalho e renda.

Para chegar ao Fenaba, o público deve usar preferencialmente a entrada pela Ladeira da Fonte. Para quem for de carro, o estacionamento funcionará no Nível 2 da Arena Fonte Nova, com acesso pelo Dique do Tororó. Os ingressos para o evento já estão esgotados.