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Projeto do trem Salvador-Feira prevê viagem de 35 minutos e paradas em outras cidades; conheça

O investimento previsto é de R$ 6,8 bilhões e expectativa é de criação de 60 mil empregos

  • Foto do(a) author(a) Carol Neves
  • Carol Neves

Publicado em 17 de julho de 2025 às 08:51

Trem ferroviário em São Paulo
Trem ferroviário em São Paulo Crédito: Shutterstock

Um projeto ferroviário que promete mudar a dinâmica da mobilidade e da economia entre Salvador e o interior da Bahia foi apresentado nesta quinta-feira (16) à Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia. A proposta, encabeçada pela empresa TIC Bahia, detalha o funcionamento do chamado Trem Intercidades, que pretende ligar Salvador a Feira de Santana tanto para transporte de passageiros quanto de cargas.

A apresentação foi feita ao secretário Angelo Almeida, que destacou a importância da iniciativa para a integração econômica entre a capital e o interior. “Feira de Santana é o elo entre Salvador e o interior da Bahia, e este projeto chega para fortalecer ainda mais essa conexão. Vai além dos trilhos: pode impulsionar parcerias comerciais, movimentar a economia e promover uma integração logística que beneficia todo o estado. É a realização de um grande sonho logístico para a nossa Feira”, afirmou.

A ideia é reduzir o tempo de viagem entre Salvador e Feira para cerca de 35 minutos, com o trem partindo de Águas Claras e fazendo paradas em cidades como Simões Filho, Candeias, São Sebastião do Passé, Santo Amaro e Conceição do Jacuípe.

O investimento previsto é de R$ 6,8 bilhões. A estimativa é que, em operação plena, o trem transporte 23 milhões de passageiros por ano. Os impactos econômicos esperados são amplos: mais de 10 mil empregos diretos e cerca de 50 mil indiretos devem ser gerados, segundo projeções da TIC Bahia.

Reunião tratou de detalhes do projeto
Reunião tratou de detalhes do projeto Crédito: Eduardo Andrade/Ascom SDE

Os números não param por aí. De acordo com Danilo Ferreira, diretor técnico da empresa, os retornos financeiros para as regiões atendidas podem ultrapassar os R\$ 60 bilhões. “É um projeto ímpar que vai trazer transformações urbanas, transformações logísticas e vai iniciar um novo ciclo de desenvolvimento do Estado da Bahia, junto a todos os projetos que estão sendo implantados aqui”, afirmou.

Também presente na reunião, o empresário Osvaldo Ottan acompanhou a apresentação das estratégias para a viabilização do trem, que tem potencial para movimentar toda uma cadeia de infraestrutura e desenvolvimento urbano nos municípios ao longo do trajeto.