Mariene e Luedji de graça, Luiz Caldas e Dorgival Dantas, João Gomes e Xand Avião: agenda do fim de semana é eclética; confira

Eventos para todos os gostos na capital baiana

  • Foto do(a) author(a) Alô Alô Bahia
  • Alô Alô Bahia

Publicado em 17 de maio de 2024 às 08:41

Shows disponíveis para o final de semana em Salvador
Shows disponíveis para o final de semana em Salvador Crédito: Divulgação

O fim de semana será do jeito que o soteropolitano gosta: de mistura. A cidade está repleta de eventos, reunindo os mais diversos gêneros musicais e propostas culturais, garantindo a diversão de todo mundo. Tem de Mariene de Castro a Luedji Luna de graça, passando pelo forró de Luiz Caldas e Dorgival Dantas, chegando à energia de João Gomes e Xand Avião. Para quem ama teatro, uma boa oportunidade é conferir mais uma temporada de “Cabaré da Rrrrraça”, um dos maiores sucessos de público e crítica do teatro baiano. Confira a Agenda Cultural.

* Sexta-feira, 17 de maio:

  • Em clima de São João, às 22h, a banda Forró da Gota se apresenta na Casa da Felicidade, no Rio Vermelho, trazendo repertório que mistura o trabalho autoral do grupo com uma seleção de clássicos da música nordestina. Os ingressos já estão à venda no Sympla.

  • Já para os amantes do Rock, a banda Rancore, formada em 2001 na cidade de São Paulo, com influências de rock alternativo, punk rock e hardcore, traz a Salvador a turnê “Relâmpago”, na The Green House, no Rio Vermelho. A casa abre às 21h com show da banda Meus Amigos Estão Velhos. Os ingressos já estão à venda no Sympla.

  • Um dos maiores sucessos de público e crítica do teatro baiano, o espetáculo “Cabaré da Rrrrraça”, do Bando de Teatro Olodum, volta a cartaz no Centro Cultural Barroquinha, sempre às sextas (20h30), sábados (19h) e domingos (18h), até junho. Cabaré é uma revista musical, divertida, interativa e política, que antecipou muitos dos debates sobre racismo que hoje movimentam as discussões nas redes sociais e em toda sociedade. Temas como colorismo, preconceito reverso, racismo recreativo e termos e linguagens racistas que precisam ser abolidos estão em cena também nesta nova temporada.

  • Até domingo (19), Salvador recebe a primeira edição do Festival Nacional de Artesanato na Bahia – FENABA, na Arena Fonte Nova. O evento gratuito e aberto ao público vai contar com uma programação diversa que inclui manifestações culturais, salão de negócios, qualificação, feira, gastronomia, moda artesanal e shows, como de Mariene de Castro e Autorais (17), Paulinho da Viola e Sambaiana (18) e Jau (19). A programação completa pode ser conferida no @fenabahia.

* Sábado, 18 de maio:

  • Mantendo o clima junino, Luiz Caldas comanda, a partir das 16h, na Chácara Baluarte, no Santo Antônio Além do Carmo, o Arraiá do Luiz. Dorgival Dantas é o convidado da noite, com a promessa de cantar grandes clássicos do forró e colocar todo mundo para dançar, transformando o evento num grande arraiá. Os ingressos estão à venda no Ticketmaker.

  • Berço das mais variadas manifestações culturais e gêneros musicais, a capital baiana se transforma em um palco de jazz com a realização do Festival Salvador Jazz, no sábado (18) e no domingo (19), no Largo da Mariquita, no Rio Vermelho. Estão confirmados shows de artistas como o pianista Jonathan Ferr, do Coletivo Jam Delas, de Luedji Luna, da cantora cabo-verdiana Mayra Andrade, do Spok Quinteto e da Sonora Amaralina. A programação detalhada pode ser encontrada no @festivalsalvadorjazz. Saiba mais.

  • Considerado um dos grandes nomes do Pop Rock nacional, o cantor, compositor, multi-instrumentista e escritor Humberto Gessinger embala o público da capital baiana com o show da turnê do seu quarto álbum inédito, “Quatro Cantos de um Mundo Redondo”. A apresentação acontece às 19h, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, com repertório que inclui canções como “Fevereiro 13”, “AEIOU”, “No Delta dos Rios”, “Espanto”, “Vaga Semelhança”, “Um Brinde”, “Toxina”, “Mais que Sombras” e “Começa Tudo Outra Vez”. Os ingressos estão à venda na Bilheteria Virtual e nas lojas Pida.

  • Provando a versatilidade do soteropolitano, rola também edição 2024 do Viiixe! Forró e Piseiro, que reúne, no WET, a partir das 19h, os maiores nomes do Forró e do Piseiro, como João Gomes, Vitor Fernandes, Tarcísio do Acordeon, Mari Fernandez, Xand Avião, Heitor Costa e Henry Freitas. Os ingressos estão à venda no Bora Tickets.

  • Na semana em que Amy Winehouse tem sua história relembrada nos cinemas, a cantora Clariana leva para o Colaboraê, no Rio Vermelho, o show “Amy Reggahouse”, com repertório de sucessos da cantora britânica em ritmo de reggae. O show começa às 21h e os ingressos estão à venda no Sympla.

  • A DiDengo vai deixar o pôr do sol no Santo Antônio Além do Carmo mais especial, a convite do Allê Varanda Bar. A partir das 17h, a banda anima uma das varandas do restôbar, em clima de Happy Hour. Liderado por Biel Brito, o grupo aposta em uma batida moderna, misturando sem preconceitos um pouco dos sons dos tambores e dos ritmos afro-baianos, apostando em uma sonoridade eclética e jovem. Ao longo do show, os músicos ainda contam com as participações especiais da cantora Sátyra Carvalho e da banda DH8.

  • O compositor e intérprete Alexandre Leão se une ao professor e historiador Ricardo Carvalho no projeto “Histoca”, na Caixa Cultural Salvador, no sábado (18) e domingo (19), às 20h e às 21h30, respectivamente. A dupla promete mergulhar nas melodias que marcaram época e nas histórias que moldaram nossa identidade cultural, convidando o público a passear por um repertório selecionado enquanto descobre curiosidades e fatos históricos por trás dele. As inscrições gratuitas e limitadas podem ser feitas pelo Sympla.

  • Como parte do projeto “Mulheres na História e Histórias da Cidade”, o espetáculo “Filipa” traz ao palco da Sala do Coro do Teatro Castro Alves a trajetória de Filipa de Souza, condenada pela Inquisição na Bahia, acusada de “sodomia”. Filipa, segundo documentação histórica, assume que se relacionou, afetiva e sexualmente, com diversas mulheres e arca com as consequências: é humilhada, açoitada publicamente e degredada. Aos sábados e domingos de maio, sempre às 20h, a personagem revisita o seu período entre a prisão, sentença de humilhação, açoite público e degredo, e faz uma digressão sobre a própria vida e defende que não tem do que arrepender-se, sabe que o desejo fez a sua vida possível, como uma mulher que, sendo livre em pensamento e alma, buscava o gosto profundo da vida. Os ingressos estão à venda no Sympla.

* Domingo, 19 de maio:

  • O cantor, compositor e multi-instrumentista Julian Marley, filho de Bob Marley e dono do Grammy de Melhor Álbum de Reggae, se apresenta em Salvador pela primeira vez após a premiação. Acompanhado da banda The Uprising, ele sobe ao palco da Concha Acústica do Teatro Castro Alves às 18h30, em show que terá abertura do grupo Adão Negro. Os ingressos estão à venda na Ticket Maker.

  • Sucesso na internet, a comediante Bruna Louise traz seu novo show stand up para Salvador, no Teatro Jorge Amado, em três sessões, às 18h, às 20h e às 22h, fazendo a plateia gargalhar, mas também empoderando e combatendo os preconceitos, julgamentos e escolhas que tentam fazer por ela. Com uma rotina que alia muito trabalho e diversão, Bruna tem muita história pra contar e, como sempre, a audiência se acaba com suas derrotas e comemora suas vitórias. Com muitas piadas, improvisos e interações, ela se aproxima dos espectadores, em um show bastante identificativo e forte.

  • A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) realiza, às 17h, a terceira edição do OSBArris, projeto em que ocupa com música sinfônica o Quadrilátero da Biblioteca Central do Estado da Bahia. O projeto criado pelo maestro Carlos Prazeres, regente do concerto e curador artístico da OSBA, une a música sinfônica à rica tradição cultural dos Barris. A apresentação terá como solistas as sopranos Gabriella Pace e Daniela Tabernig, o tenor Matheus Pompeu e o barítono Homero Velho. A entrada para o evento será feita por meio da doação de um quilo de alimento não perecível ao Programa Bahia Sem Fome.