Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Peça A Revolução traz reflexões sobre desigualdade social com humor

Espetáculo, inspirado no texto de Augusto Boal, entra em cartaz no Espaço Xisto Bahia, de quinta (21) a sábado (23)

  • D
  • Da Redação

Publicado em 21 de setembro de 2023 às 13:04

Espetáculo A Revolução
Espetáculo A Revolução Crédito: Diney Araújo/divuglação

Nos dias 21, 22 e 23 de setembro, o Espaço Xisto Bahia será palco para o espetáculo A Revolução, adaptação da dramaturgia Revolução Na América do Sul (1957), escrita por Augusto Boal.

 A trama se desenrola em um futuro distante, em 2090, ou em um universo paralelo em 2023, o que possibilita ao público uma conexão com a realidade atual. Nesse cenário, as relações de trabalho e classe são retratadas de forma predatória, em que a revolução ainda é uma utopia, mas que custa pouco sonhar. O enredo acompanha a vida e a morte de José da Silva, um indivíduo comum da classe operária, proporcionando uma reflexão profunda sobre as questões sociais e políticas.

Além de propor uma experiência sensorial impactante, o espetáculo também tem um propósito social. O público está convidado a contribuir com a Campanha Bahia Sem Fome do Governo do Estado da Bahia, doando 1kg de alimento não perecível. Essa iniciativa solidária visa ajudar aqueles que mais necessitam e promover ações transformadoras na comunidade.

O artista Negro Du, que interpreta Zé da Silva, enfatiza a relevância de A Revolução para os soteropolitanos e todos que estiverem em Salvador: "Assistir à saga do brasileiro Zé da Silva é uma identificação com nossa própria saga diária. A luta pela sobrevivência em um país que parece estar contra o povo pode sugerir acomodação, mas o sentimento que fica é que precisamos fazer algo, precisamos de uma Revolução. Zé da Silva representa todos aqueles que lutam diariamente pela sobrevivência em um cenário onde o Governo parece estar contra nós."

O diretor Alan Aljó destaca que A Revolução é uma comédia com um forte cunho político, abordando questões de desigualdade social, mas também se aproximando da realidade baiana com a linguagem e o estilo soteropolitano mas com uma concepção visual marcante e lírica, envolto de música, dança e exploração da especialidade externa do teatro para conduzir o público a narrativa da peça.

Serviço - A Revolução | quinta (21), sexta (22) e sábado (23), 19h, no Espaço Xisto Bahia, nos Barris | ingressos: R$ 20 / R$ 10, à venda no local e no Sympla