Shows de Taylor Swift em Viena são cancelados após descoberta de plano de atentado terrorista a estádio

Dois homens que teriam ligação com o ISIS foram presos em Ternitz, que fica a cerca de 1h da capital

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 7 de agosto de 2024 às 17:25

Cantora levaria show da Eras Tour para Viena
Cantora levaria show da Eras Tour para Viena Crédito: Shutterstock

Dois homens foram presos por suspeita de participar de um plano terrorista ligado ao ISIS que visava shows da cantora Taylor Swift em Viena, na Áustria. 

Entre os presos está um jovem de 19 anos que mora com os pais na cidade de Ternitz, assim como o outro homem. A polícia invadiu a casa do rapaz e encontrou vários produtos químicos que seriam usados no ataque. Moradores de Ternitz foram orientados a ficar em casa e estradas de acesso à cidade foram fechadas durante a ação. 

O alvo do ataque seria o Estádio Ernst Happel, em Viena, que seria palco nestas quinta, sexta e sábado dos shows de Swift, com a Eras Tour. A produtora Barracuda Music, responsável pelas apresentações, divulgou comunicado informando que os shows estão cancelados por conta do plano de ataque. "Com a confirmação de oficiais do governo de um ataque terrorista planejado no estádio ERnst Happel, não temos escolha a não ser cancelar os três shows programados, pela segurança de todos", diz o texto. "Todos os ingressos serão reembolsados automaticamente nos próximos 10 dias úteis". 

O diretor da polícia estadual de Viena, Franz Ruf, e o chefe de polícia Gerhard Purstl, falaram do caso em uma coletiva e relataram que os dois homens presos se radicalizaram por meio da internet. Eles não teriam planos específicos sobre como realizar o ataque, mas ainda permanecia um "perigo abstrato" e por isso o cancelamento era indicado, segundo Purstl.

Taylor Swift está atualmente na etapa internacional de sua turnê Eras, que depois de Viena seguiria para Londres, EUA e Canadá novamente, com previsão de encerramento em dezembro. A cantora trouxe os shows para o Brasil em novembro do ano passado, passando por Rio de Janeiro e São Paulo.