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Saiba como lidar com as fofocas e panelinhas no ambiente de trabalho

Profissionais que se expõem demais é um dos problemas que devem ser tratados pelos gestores

  • D
  • Da Redação

Publicado em 8 de maio de 2015 às 10:57

 - Atualizado há 2 anos

Conversas de corredor, desabafos no almoço, mensagens secretas, quem nunca viu isso acontecer no ambiente de trabalho? As “panelinhas” e as fofocas são corriqueiras e, dependendo da intensidade, podem ser prejudiciais, pois acabam afetando o desempenho e a produtividade de muita gente. E nessas ocasiões a atuação de um bom gestor é indispensável.

As fofocas existem normalmente em dois tipos: as “recreativas”, que servem como passatempo e normalmente não trazem problemas, e as fofocas maldosas, que atingem injustamente a imagem de quem não faz parte dos “grupinhos” ou pensa diferente. Profissionais que se expõem demais e acabam se tornando assunto de corredores também é um dos problemas que devem ser tratados pelos gestores.Saiba como lidar com as fofocas e panelinhas no ambiente de trabalho (Foto: Reprodução)Como foi dito, dependendo da intensidade, a fofoca pode ser muito prejudicial para a produtividade da equipe, pois afeta o desempenho de equipes ou grupos inteiros. As pessoas gastam mais tempo criando estratégias para se precaver ou se defender de boatos do que trabalhando e produzindo resultados. Essa prática também afeta negativamente o clima organizacional e diminui a autoridade dos gestores que se omitem.

Veja quais as profissões que pagam maiores salários na BahiaPostura do GestorA Executive e Master Coach, Bibianna Teodori, comenta sobre a postura ideal de gestores mediante essas situações: “o papel do líder é fundamental para administrar as fofocas e os conflitos que elas (sic) geram no trabalho. Sendo assim, o gestor precisa mostrar autoridade ao não tolerar boatos maldosos, identificando a origem, o autor da fofoca e punindo com chamadas, advertências e em último caso até mesmo, uma demissão”.