Amanda Nunes concorre ao prêmio de Lutadora do Ano no Oscar do MMA

Larissa Pacheco também está indicada na categoria, enquanto Alex Poatan briga pelo troféu de Lutador Destaque do Ano

  • D
  • Da Redação

Publicado em 3 de agosto de 2023 às 16:15

Amanda Nunes com os cinturões do peso-galo e peso-pena feminino do UFC
Amanda Nunes com os cinturões do peso-galo e peso-pena feminino do UFC Crédito: UFC/Divulgação

A baiana Amanda Nunes está entre as indicadas ao prêmio de Lutadora do Ano no World MMA Awards, popularmente conhecido como o Oscar do MMA. A Leoa anunciou sua aposentadoria recentemente, deixando o esporte com os títulos de peso-galo (61 kg) e peso-pena (66 kg) do UFC.

Amanda não é a única brasileira que concorre na categoria. Larissa Pacheco, campeã da temporada 2022 da PFL no peso-leve, também está entre as indicadas. Elas disputam o troféu com Alexa Grasso, atual campeã peso-palha do UFC; Liz Carmouche, atual campeã peso-mosca do Bellator; e Seika Izawa, atual campeã peso-átomo do Rizin Fighting Federation.

A premiação anual, comandada pela revista britânica Fighters Only, contabiliza os feitos dos atletas entre 1º de julho de 2022 e 30 de junho de 2023. Neste período, a lutadora baiana recuperou o cinturão peso-galo do UFC ao derrotar Julianna Peña. Também defendeu o título ao bater Irene Aldana, antes de anunciar sua aposentadoria.

Já Larissa Pacheco conquistou o título peso-leve da temporada 2022 da PFL ao surpreender a bicampeã Kayla Harrison na final. A vitória também concorre ao prêmio de Zebra do Ano. A brasileira ainda se classificou às semifinais na temporada 2023 com duas vitórias imponentes no peso-pena. 

Entre os homens, nenhum atleta do Brasil foi indicado para Lutador do Ano. Mas Alex "Poatan" Pereira concorre em outra categoria, de Lutador Destaque. Alexa Grasso, Dricus Du Plessis, Ilia Topuria e Sergei Pavlovich, todos companheiros de UFC, também estão no páreo.

Ainda há outros brasileiros disputando troféu na premiação. Ismael Marreta concorre a Nocaute do Ano pela joelhada voadora aplicada em Terrance McKinney no UFC 283. Everton Oliveira é um dos indicados na categoria Preparador Físico do Ano. E as brasileiras Jhenny Andrade e Luciana Andrade aparecem na categoria Ringcard Girl do Ano.

Os fãs podem votar até o dia 30 de setembro. A data e local da premiação ainda não foram anunciados.