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Publicado em 30 de agosto de 2024 às 06:00
Quando a pequena Maria Júlia Guedes, de 6 anos, chega da escola todos os dias em casa, a mãe e técnica em análise clínica, Iane Ribeiro, se depara com uma verdadeira aula sobre tecnologia, robôs e ciência: “Poder vivenciar o desenvolvimento dela é sensacional. Fico babando em todas as aulas que ela participa e fala do projeto que está fazendo e até me ensina coisas. Me chama muito a atenção a desenvoltura que ela tem em trabalhar em equipe. Está sempre disposta a ajudar e o interesse dela por matemática”, conta a mãe, depois que Júlia foi selecionada para a etapa nacional da First Lego League (FLL), considerada o maior campeonato de robótica do mundo, que acontece no dia 12 de setembro, em Recife. >
Júlia cursa Educação Infantil na turma do Grupo 5 e é integrante da Liga de Robótica do Colégio Salesiano Dom Bosco Camaçari. Ela tem despertado cada vez mais interesse para habilidades de raciocínio lógico, trabalho em equipe, criatividade, curiosidade e matemática. “Percebo a presença da tecnologia no currículo escolar de uma forma positiva. Torna as aulas mais atraentes e interessantes para os estudantes, podendo oferecer experiências interativas e dinâmicas. Júlia gosta muito e participa de todas as aulas com leveza, ludicidade e diversão”, afirma Iane. Além da Liga de Robótica da unidade Camaçari, a liga do Salesiano Dom Bosco Salvador também irá para a etapa nacional em Recife. As equipes se chamam, respectivamente, ProSavio Jr. e ProMakers Jr.>
As aulas de robótica fazem parte da grade curricular de todas as unidades: Liceu Salesiano do Salvador (Nazaré), Colégio Salesiano Dom Bosco Salvador (Paralela) e Colégio Salesiano Dom Bosco Camaçari. Ao estimular o raciocínio e outras competências aliadas não só à tecnologia, a robótica traz para sala de aula conhecimentos que agregam habilidades essenciais para o futuro. São aulas interativas, criativas que promovem a autonomia e o engajamento desde a infância, relacionando conteúdos de Ciências, Tecnologia e Engenharia, a fim de encontrar soluções para situações do cotidiano. >
Marcus Brandão,
Coordenador do Núcleo de Tecnologia Educacional dos Salesianos BahiaOs estudantes da unidade Camaçari que participam da Liga de Robótica Salesianos Bahia estão em treinamento desde março para a competição regional da First Lego League Explore, e agora continuam os preparativos para a etapa nacional. A disputa desenvolve habilidades dos estudantes em robótica, programação e pensamento computacional para a nova geração. “Eles treinam todas as segundas e sextas no turno vespertino, desenvolvendo seu próprio projeto de inovação e construindo uma maquete que destaca e explica tudo o que aprenderam durante o processo de pesquisa”, diz o coordenador. >
Na etapa regional, participam escolas de todo o Nordeste, incluindo instituições públicas, municipais, particulares, além de equipes independentes, conhecidas como equipes de garagem. Já na etapa nacional, o torneio envolve escolas de todo o Brasil. “Proporcionamos à juventude acesso à inovação e ao prazer do conhecimento. Os estudantes se sentem realizados ao perceber que suas produções foram tão apreciadas que agora podem representar o município de Camaçari e todas as inovações e encantos que a cidade representa. Este novo avanço é exemplificado pelo projeto ‘Do Polo de Tecnologia de Camaçari à Arte Global: A Inspiração da Árvore do Saber’”, ressalta Brandão. >
O programa First Lego League Challenge desafia estudantes a pensarem soluções para problemas da sociedade de hoje, levando em consideração o conceito STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). Considerado o maior torneio de robótica do mundo, a competição está dividida em três categorias: Discover (3 a 6 anos), Explore (6 a 10 anos) e Challenge (9 a 15 anos). >
A For Inspiration and Recognition of Science and Technology (FIRST) é uma ONG norte-americana fundada em 1989 com o propósito de estimular o interesse de crianças e jovens em áreas STEAM. No Brasil, a FIRST atua desde 2004. A entidade tem programas reconhecidos em mais de 100 países, com mais de 504 mil participantes nos eventos que promove. >
Aprendizado e habilidades>
Treinador da Liga de Robótica do Colégio Salesiano Dom Bosco Camaçari, Anderson Araújo defende que a tecnologia torna o estudante protagonista a todo momento. Com recursos de última geração, as salas de robótica ou as suítes pedagógicas se tornam mais um recurso importante nessa jornada rumo à experimentação a partir das tecnologias educacionais. As crianças estão sempre atentas aos pontos de melhoria para aperfeiçoar ainda mais o projeto. "Elas se sentem muito felizes a cada aula. Vejo pais também muito orgulhosos, alegres, entusiasmados e empenhados em motivar as crianças a darem o seu melhor, enriquecendo ainda mais os seus conhecimentos", destaca. >
Anderson Araújo,
Treinador da Liga de Robótica do Salesiano Dom Bosco CamaçariJá a treinadora da Liga de Robótica do Colégio Salesiano Dom Bosco Salvador, Silvia Bonfim, ressalta que a inserção da tecnologia no currículo, integrada a outras disciplinas, além de aumentar o engajamento dos estudantes, facilita o aprendizado e a preparação para um mundo cada vez mais digital. >
Silvia Bonfim,
Treinadora da Liga de Robótica do Salesiano Dom Bosco SalvadorA treinadora, na verdade, enxerga uma contribuição além do algoritmo. “A tecnologia na sala de aula acaba incentivando a colaboração, e isso contribui para um ambiente mais envolvente para essa geração que temos agora. Desenvolve habilidades como resolução de problemas, melhora o desempenho acadêmico, ajuda a aprimorar a criatividade, o pensamento crítico, a colaboração e a comunicação. A robótica, de certa forma, ensina os estudantes a lidar com falhas e a persistir até encontrar soluções. Dá autoconfiança. E cada descoberta e construção é comemorada entre eles, e eu acho isso muito bacana. Eles aprendem além dos conceitos técnicos. São valores humanos”, considera Silvia Bonfim. >