8 motivos para adotar um gato vira-lata

Veja como essa atitude pode ser vantajosa tanto para o tutor quanto para o animal

  • Foto do(a) author(a) Portal Edicase
  • Portal Edicase

Publicado em 3 de abril de 2024 às 14:25

Imagem Edicase Brasil
Adotar um gato vira-lata é um ato de amor (Imagem: NV - Studio | Shutterstock) Crédito:

Adotar um gato vira-lata é uma oportunidade incrível tanto para o tutor quanto para o animal. Muitas vezes, esses felinos tiveram uma jornada inacreditável de desafios e superações e, ao serem acolhidos em um novo lar, descobrem que podem ser um membro amado da família.

Além disso, para os tutores, a experiência de adotar um gato sem raça definida pode ser maravilhosa, pois os bichanos frequentemente demonstram uma gratidão sincera por terem sido resgatados e oferecem um amor leal e incondicional.

É importante destacar que existem inúmeros gatos em abrigos aguardando a chance de encontrar um lar permanente. Por isso, a seguir, confira 8 motivos para adotar um gato vira-lata!

1. Salve uma vida

Ao adotar um gato vira-lata, você está dando a ele uma segunda chance. Isso porque muitos deles esperam em abrigos por um lar amoroso, e sua adoção pode significar a diferença para eles.

2. Personalidade única

Cada bichano vira-lata tem sua personalidade adorável e distinta. Além disso, esses gatos possuem diversas cores, padrões e temperamentos. Logo, você poderá encontrar um perfeito para você e sua família.

3. Gratidão incondicional

Gatos adotados frequentemente mostram uma profunda gratidão por terem sido resgatados. Dessa maneira, eles podem se apegar mais aos tutores e ser companheiros leais e afetuosos.

4. São mais resistentes

Os gatos vira-latas normalmente são mais saudáveis em comparação com os de raça, pois têm uma maior diversidade genética, sendo mais resistentes a certas condições de saúde. Inclusive, são menos propensos a sofrerem de doenças genéticas comuns que assolam as raças de animais.

Imagem Edicase Brasil
Gatos vira-latas costumam se adaptar facilmente devido às experiências que tiveram na vida (Imagem: ibnu alias | Shutterstock) Crédito:

5. Facilidade de adaptação

Os gatos vira-latas frequentemente desenvolvem habilidades de adaptação devido às experiências variadas que tiveram na vida. Inclusive, eles podem se ajustar facilmente a diferentes ambientes e estilos de vida.

6. Você não paga para adotar

Adotar um bichano sem raça definida geralmente é mais econômico do que comprar um gato de raça pura. Isso porque os custos iniciais de adoção e castração, por exemplo, são menores, o que pode ajudar a reduzir os gastos iniciais com o animal.

7. Disponibilidade imediata

Ao contrário do gato de raça pura, em que pode demorar um pouco para obter, pois há muitas listas de espera em criadores devido à alta demanda, os gatos vira-latas estão prontamente disponíveis em abrigos.

8. Você está fazendo a diferença

Ao adotar gatos vira-latas, você não está apenas mudando a vida de um animal de estimação, mas também está fazendo sua parte apoiando a causa da adoção responsável e ajudando a conscientizar as pessoas sobre a importância de não abandonar animais.