Veja como fazer a nutrição capilar em casa

Veja como fazer a nutrição capilar em casa

Etapa do cronograma de cuidados com os cabelos ajuda a manter os fios saudáveis e bonitos

  • Foto do(a) author(a) Portal Edicase
  • Portal Edicase

Publicado em 2 de maio de 2024 às 16:32

Imagem Edicase Brasil
Nutrição fortalece a fibra capilar e combate os danos causados pelos agentes externos (Imagem: Sklo Studio | Shutterstock) Crédito:

Ter cabelos bonitos e saudáveis é o sonho de muitas pessoas. No entanto, infelizmente, diversos fatores impactam a saúde dos fios, como procedimentos químicos e agentes externos (calor, umidade e poluição), causando a perda de nutrientes. Todavia, é possível recuperar tudo o que foi perdido pela fibra capilar por meio da nutrição, uma das três etapas básicas de um cronograma capilar completo.

Ocupando o espaço entre os tratamentos de hidratação  e de reconstrução, a nutrição auxilia a preservar o manto hidrolipídico, regenera as áreas danificadas e fornece todas as vitaminas que os cabelos precisam para esbanjar vitalidade. Por meio da reposição lipídica, é possível reverter os sinais de ressecamento, como porosidade, opacidade, pontas duplas e frizz – e promover a retenção de água dentro do fio, potencializando a hidratação.

Benefícios da nutrição

Além de controlar o surgimento do frizz ,  a nutrição também é responsável por oferecer uma série de benefícios aos fios, como:

  • Tratamentoantioxidanteaoscabelos;
  • Reverter os danos ocasionadosporradicais livres;
  • Rejuvenesceraestruturacapilar;
  • Controlar os quadros deenfraquecimentoe quebra.

Imagem Edicase Brasil
A etapa de nutrição pode ser feita em casa durante o banho (Imagem: Wavebreakmedia | Shutterstock) Crédito:

Nutrindo os cabelos em casa

O procedimento é descomplicado e pode ser feito uma vez por semana ou conforme a necessidade individual de cada tipo de cabelo, levando em conta a porosidade e a curvatura. Ainda pode ser executado utilizando uma máscara específica.

Inicialmente, os cabelos devem ser lavados com shampoo, enxaguados e, em seguida, a máscara pode ser aplicada do comprimento às pontas. É importante massagear suavemente os fios para garantir a absorção do produto.

O tempo de ação recomendado deve ser respeitado conforme as instruções da embalagem do produto. Depois, deve-se lavar os cabelos com água fria e, na sequência, o processo deve ser finalizado conforme a rotina habitual de cuidados capilares.

Umectação com óleo vegetal

Umaalternativaeficaz é realizaraumectaçãodosfios, utilizando um óleo vegetal de qualidade. O procedimento começacom uma massagem suave no couro cabeludo, seguida pelaaplicação do óleo, desdearaizatéas pontas.Apósessaetapa, é necessário cobrir oscabeloscom uma touca térmica ou uma toalhaquenteparaaumentaraabsorçãodosnutrienteseaguardar de 40 minutosa2 horas.

Depois do tempo de ação, os cabelos devem ser enxaguados abundantemente com água morna ou fria para remover completamente o óleo. Para finalizar, é indicado utilizar um condicionador leve a fim de selar as cutículas e manter os benefícios no tratamento por um período prolongado.

Por Matheus Laz

Educador técnico da Prohall Professional (marca de produtos capilares)