Abaf apresentará plano de sustentabilidade na e-Agro 2023

Evento acontece no Centro de Convenções de Salvador, de 16 a 18 de novembro

  • D
  • Da Redação

Publicado em 14 de novembro de 2023 às 18:31

null Crédito: Divulgação

A Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (Abaf) apresentará um plano de sustentabilidade em seu estande e na “Rota da Silvicultura” que será a entrada da feira de inovação agropecuária da Bahia e-Agro 2023 que acontece no Centro de Convenções de Salvador, de 16 a 18 de novembro.

Realizada pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb) e o Sebrae-BA, a feira tem como missão aproximar os produtores do campo dos geradores de inovação e tecnologia.

No local, a Abaf irá divulgar o setor florestal e seus projetos, a exemplo do Programa Ambiente Florestal Sustentável (PAFS) que vem trabalhando importantes tópicos para a diversificação e sustentabilidade da atividade agropecuária; e o Plano Bahia Florestal 2033 que está sendo construído em parceria com o Governo do Estado.

“O objetivo do Plano é a atração de novos investimentos para ampliar e fortalecer a cadeia produtiva de florestas plantadas no estado, para que a Bahia atenda plenamente sua própria demanda de madeira. Com isso também vamos intensificar o que já temos feito para o uso múltiplo da madeira e estimular ainda mais a Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF), a diversificação e a sustentabilidade das atividades rurais com a inclusão dos pequenos e médios produtores e processadores de madeira. Com isso, poderemos atender a crescente demanda por produtos de madeira, gerando ainda, principalmente no interior, mais empregos qualificados, capacitações, tecnologia, renda, impostos e contribuições ambientais de elevada significância”, explica Mariana Lisbôa, presidente da ABAF.

Lançada em 2019, a Feira já recebeu mais de 40 mil pessoas, gerou mais de 100 milhões de reais em negócios e teve a presença de mais de 200 expositores. Entre os públicos-alvo estão produtores rurais, trabalhadores rurais, dirigentes sindicais, empresários, empreendedores, profissionais e estudantes das Ciências Agrárias, pesquisadores, técnicos de instituições de ensino e pesquisa e empresas que atuam no setor. A ABAF participou de todas as edições: Vitória da Conquista (2019); Edição Digital (2020); Teixeira de Freitas (2021) e Salvador (2022).