Acordo que vai apoiar construção de políticas públicas para mulheres é assinado em Salvador

Grupo Mulheres do Brasil, que foi fundado por Luiza Helena Trajano, do Magazine Luiza, está à frente da parceria

  • Foto do(a) author(a) Larissa Almeida
  • Larissa Almeida

Publicado em 4 de março de 2024 às 22:28

Flávia Lima, Luiza Helena Trajano e Alexandra Segatin celebram acordo entre o Grupo Mulheres do Brasil e o Banco Master Crédito: Ana Lucia Albuquerque/CORREIO

O Grupo Mulheres do Brasil, organização sem fins lucrativos composta exclusivamente por mulheres engajadas na promoção da equidade de gênero, celebrou um acordo com o Banco Master que estabelece o apoio da instituição financeira às ações da entidade que visam a construção de políticas públicas e pautas relativas ao protagonismo e valorização da mulher no Brasil. O trato foi firmado no fim da tarde desta segunda-feira (4) durante um evento no Hotel Fiesta, em Salvador, que contou com a presença da fundadora do grupo e atual presidente do Conselho do Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano.

Na ocasião, mais de 900 colaboradoras do Banco Master e do Instituto Terra Firme assistiram a assinatura da parceria. Líder de ESG do Banco Master e presidente do Instituto Terra Firme, Flávia Lima explicou que o apoio acordado é uma via de mão dupla. “Essa parceria vai trazer para nós projetos que já são testados, como o programa de aceleração de mulheres negras. É uma troca de informações. A parceria é para participarmos, mas principalmente termos deles a expertise e experiência com programas que são tocados pelo grupo de empreendedorismo feminino”, destacou.

Uma das primeiras linhas de ação que serão fomentadas é a de enfrentamento à violência contra mulher. Além disso, o projeto de aceleração de carreiras para mulheres é uma das pautas mais urgentes, uma vez que o equilíbrio da participação de mulheres e homens no mercado de trabalho é uma das metas do Grupo Mulheres do Brasil. O objetivo é reverter o atual cenário do mercado de trabalho brasileiro, que tem apenas 44% das mulheres atuando, mesmo que a população feminina corresponda a 51,5% do total, de acordo com o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para Alexandra Segantin, CEO do Grupo Mulheres do Brasil, a colaboração com Banco Master objetiva a união de propósitos voltados à equidade de gênero e raça, envolvendo projetos de aceleração de carreiras e integração às causas sociais em desenvolvimento no Grupo, para fomentar políticas públicas de transformação social, com a participação efetiva das mulheres nos espaços de tomada de decisão.

Por sua vez, o CEO do Banco Master Augusto Lima vê o acordo como um reflexo dos princípios da instituição. “É assim que o Banco Master pretende se desenvolver e se ampliar, assim como o Instituto e o Grupo Terra Firme”, afirmou.

Sobre o Instituto Terra Firme

O Instituto Terra Firme foi criado em 2023 com o compromisso de agir em questões sociais complexas como o combate à fome e à insegurança alimentar, além do estímulo à educação, empreendedorismo, esporte e cultura na Bahia. A organização também se dedica ao enfrentamento à violência contra as mulheres e a preservação da biodiversidade

Sobre o Banco Master

Com nova gestão a partir de 2018, o Banco Master é uma instituição financeira completa que usa o digital para distribuir de forma eficiente serviços e produtos tradicionais de crédito. O Banco Master tem atuação no varejo, com foco no cartão de benefícios consignado, o Credcesta; serviços, como fechamento de câmbio pronto, com atuação em pessoa física e jurídica, o will bank, com um ecossistema digital completo, e a Kovr, com soluções de seguros.