Adolfo Menezes confirma votação da PEC da Reeleição nesta terça-feira

A proposta, se for aprovada, abrirá caminho para um terceiro mandato de Adolfo Menezes como presidente da Alba

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 18 de março de 2024 às 20:55

Presidente da Alba, Adolfo Menezes
Presidente da Alba, Adolfo Menezes Crédito: Agência Alba

Presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Adolfo Menezes (PSD) confirmou, nesta segunda-feira (18), ao CORREIO que a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da Reeleição será votada na tarde desta terça-feira (19).

A PEC da Reeleição, se for aprovada, abrirá caminho para um terceiro mandato de Adolfo Menezes como presidente da Alba. Hoje, ele está proibido de concorrer à reeleição porque a Constituição estadual veta a recondução na mesma legislatura - período de quatro anos, cuja duração coincide com a dos mandatos dos deputados.

Para ser aprovada, a proposta precisa do apoio de 38 parlamentares, o que corresponde a 3/5 (três quintos) das cadeiras. A PEC foi apresentada no ano passado pelo deputado estadual Nelson Leal (PP) e subscrita por outros 46 legisladores.

Em abril de 2017, a Alba decidiu acabar com a reeleição da presidência e dos demais cargos da mesa diretora da instituição. Na época, os 47 deputados presentes na sessão extraordinária disseram “sim” para a PEC que alterava dois trechos da Constituição do Estado da Bahia.