Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Crimes sem solução em 2021; confira a lista

Pesquisa revelou que apenas 783 foram solucionados

  • Y
  • Yasmin Oliveira

Publicado em 14 de dezembro de 2023 às 11:00

Bar no IAPI foi cenário de troca de tiros
  Crédito: Arisson Marinho/CORREIO

A Bahia se tornou o segundo estado com a pior taxa de elucidação em casos de homicídios dolosos. Com a divulgação da pesquisa “Onde Mora a Impunidade?” realizada pelo Instituto Sou da Paz com dados da Bahia no ano de 2021 obtidos através da Lei de Acesso à Informação (LAI) com o Ministério Público e os Tribunais de Justiça, foi exposto que dos 5.215 homicídios que aconteceram na Bahia em 2021 e viraram denúncia até 31 de dezembro de 2022, apenas 783 foram esclarecidos pela Justiça, deixando o estado com uma taxa de 15% de elucidação em casos de crime contra a vida.

O CORREIO listou alguns destes crimes que não tiveram solução no estado:

Romullo Ribeiro da Silva, 13 anos, Valéria (02/12/2021)

O adolescente de 13 anos foi morto a tiros após ser retirado de casa, no bairro de Valéria, na noite de quarta-feira (1º). O crime aconteceu na Rua Santa Rita, por volta das 20h50.

Uéslei Nielson Cruz Santos, 28 anos, Porto da Barra (11/10/2021)

O jovem de 28 anos estava na faixa de areia da praia do Porto da Barra na noite de domingo (10), quando um homem chegou caminhando, por volta de 19h, e atirou diversas vezes contra ele. Em seguida, o atirador fugiu. Wesley não resistiu e morreu no local.

Matheus Gazineu Barbosa, 17 anos, Dois de Julho (11/11/2021)

O adolescente de 17 anos foi morto a tiros no bairro do Dois de Julho, no fim da tarde de quarta-feira (10). O crime aconteceu na Rua do Sodré, por volta das 17h.

Fernando Ferreira Araújo, 34 anos, Gleba E (04/07/2021)

O homem foi morto a tiros em um via pública no bairro Gleba E, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. O crime ocorreu na rua Caminho E, por volta de 00h30 de domingo (4).

Jiltair Ferreira dos Santos, 41 anos, Nova Palma, distrito de Gongogi, no sul da Bahia (10/08/2021)

De acordo com informações da Polícia Militar, Jutay, como era conhecido, estava num bar de sua propriedade quando pelo menos dois criminosos, num Siena de cor prata, teriam invadido o local e deflagrado pelo menos três tiros contra o professor, que morreu no local.

Romilson Pinheiro Lima, 27 anos, Feira de Santana (20/04/2021)

O homem de 27 anos foi morto a tiros na manhã de terça-feira (20) no Centro de Abastecimento de Feira de Santana. Segundo a Polícia Civil, o caso aconteceu no setor de frutas e verduras por volta das 10h. Romilson, que trabalhava como carregador, foi baleado na cabeça e nas costas e morreu no local. O suspeito fugiu depois de atirar. Ele ainda não foi identificado.

Renan Pablo da Cruz, 18 anos, Lapa (13/05/2021)

O homem morreu após ser baleado no final da tarde de quinta-feira (13), na Estação da Lapa, em Salvador. De acordo com a Nova Lapa, que administra o terminal, o caso aconteceu em frente ao supermercado que fica dentro da estação. Renan Pablo da Cruz estava no local, ao lado de uma ambulante, com quem teria comprado cigarro. Um homem chegou ao local e, após uma conversa com Renan, efetuou disparos. Renan Pablo morreu no local.

José Bonfim Pintangueiras, Federação (09/04/2021)

O produtor da TV Record foi morto a tiros na rua onde morava, no bairro da Federação, na manhã de sexta-feira (9). Ele estava a caminho do trabalho quando foi atacado. Segundo informações da Polícia Militar, o crime aconteceu por volta das 8h, na Rua Manoel Marques. Testemunhas relataram à polícia que os atiradores estavam dentro de um carro branco e fugiram logo após a ação.

Pablo Campos, 40 anos, Bananeiras (21/04/2021)

O vereador do município de Andorinha (localizado a 430 km de Salvador) foi morto a tiros na noite de terça-feira (20) no povoado local de Bananeiras. Pablo teria sido assassinado dentro da própria fazenda, por homens que chegaram armados em um carro.

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) foi procurado para novidades nos casos, mas não poderia passar informações sem o número do processo de cada um dos casos.

O Ministério Público da Bahia (MP-BA), a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-BA) e a Polícia Civil (PC) foram procurados, mas até o momento não foi retornado o contato sobre o andamento das investigações dos crimes citados.

*Com orientação da subeditora Monique Lôbo