Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Fique alerta para os riscos relacionados à eletricidade com pets em casa

Distribuidora reforça orientações sobre segurança elétrica em lares com animais de estimação; confira

  • Foto do(a) author(a) Tharsila Prates
  • Tharsila Prates

Publicado em 8 de julho de 2025 às 23:35

riscos relacionados à eletricidade com pets em casa
Quais os riscos relacionados à eletricidade com pets em casa? Crédito: Imagem ilustrativa

Tutores de animais devem estar alertas para os cuidados com a eletricidade em casa que precisam incluir também a segurança dos pets. Curiosos por natureza, cães e gatos podem roer fios, morder tomadas ou se enroscar em extensões, situações que oferecem risco de choque elétrico, queimaduras e até curtos-circuitos.

Para evitar acidentes e promover um ambiente seguro para toda a família, incluindo os bichinhos, a Neoenergia Coelba orienta os consumidores a adotarem algumas práticas simples no dia a dia. Confira:

- Evite fios soltos ou expostos: mantenha cabos e extensões longe do alcance dos animais, especialmente em áreas de passagem ou descanso.

- Use canaletas e protetores: a organização dos cabos em canaletas ou a utilização de capas protetoras ajuda a evitar o contato direto.

- Cuidado com equipamentos ligados: secadores, carregadores e outros aparelhos devem ser desconectados da tomada quando não estiverem em uso.

- Vistorias regulares: identificar fios desgastados ou roídos pode evitar curtos e choques inesperados.

- Invista em tomadas com proteção: o uso de modelos com trava de segurança pode fazer a diferença, principalmente em casas com filhotes curiosos.

A distribuidora de energia também orienta que, em caso de acidente envolvendo eletricidade, o ideal é não tocar diretamente na pessoa ou no animal. A primeira ação deve ser desligar o disjuntor geral e, em seguida, acionar o socorro especializado.

“A segurança começa dentro de casa. Muitos acidentes elétricos podem ser evitados com medidas simples, mas fundamentais, principalmente quando temos pets no ambiente. Nosso papel é conscientizar a população sobre esses cuidados e contribuir para lares mais seguros”, destaca Rosy Santos, gerente de Saúde e Segurança da Neoenergia Coelba. Anotou as dicas?