Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Ação é parte de projeto voltado para garantir a cidadania dos indígenas da região
Da Redação
Publicado em 14 de março de 2024 às 20:40
Cerca de 300 documentos de identificação serão entregues aos indígenas da Aldeia Águas Belas, em Prado, no extremo sul da Bahia, no primeiro semestre de 2024. Na última terça-feira (12), 64 novas carteiras de identidade foram entregues pela Defensoria Pública do Estado (DPE/BA) aos habitantes da aldeia.
Outros 80 novos RGs serão entregues até junho. Também foram viabilizadas 153 certidões de nascimento. A ação é parte do projeto Interioriza Defensoria, que começou em julho de 2023 através de um multirão que atendeu mais de 327 pessoas de aldeias da região. Em seguida, foi feita a entrega das certidões de nascimento. Depois, houve atendimento com SAC móvel para fotografia e cadastro para os RGs. E a última visita do órgão foi realizada a entrega de parte das carteiras de identidade já prontas.
De acordo com o coordenador da 14ª Regional em Teixeira de Freitas, Caio Cruz, a ação visa garantir dignidade e cidadania aos indígenas, considerando que a maior parte deles não tinha condição financeira de se deslocarem até Prado para fazer a emissão dos documentos. “Conseguimos, em parceria com a Secretaria da Segurança Pública, viabilizar esses documentos, que foram disponibilizados de maneira totalmente gratuita”, afirmou.
O presidente da Associação Comunitária Indígena Águas Belas Bom Jesus, Paulo Borracha, comemorou a entrega dos documentos. “Aqui na comunidade, havia pessoas jovens que nunca tinham tirado o RG. Eles queriam ir para a faculdade, mas não tinha documento. Essa ação foi muito importante, principalmente para essa juventude”, disse.