Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Feriadão de Uber: veja orientações para evitar ciladas e golpes nas viagens

O que pode ser uma tentativa de economizar ou reduzir o tempo de espera por um veículo das plataformas pode virar prejuízo

  • Foto do(a) author(a) Perla Ribeiro
  • Perla Ribeiro

Publicado em 16 de abril de 2025 às 10:43

Uber ressalta diretriz sobre uso do ar
A Uber alerta que a principal preocupação com as viagens clandestinas é a segurança Crédito: Shutterstock

Quem chega na rodoviária ou aeroporto de qualquer cidade é abordado por condutores querendo saber se a pessoa precisa de carro por aplicativo para sair dali. A proposta pode ser de cobrar o mesmo valor que seria cobrado no aplicativo ou, em algumas situações, podem cobrar um valor mais em conta ou até mesmo um valor inflacionado. O problema é que, muitas vezes, o que pode ser uma tentativa de economizar ou reduzir o tempo de espera por um veículo das plataformas pode virar cilada.

A Uber alerta que a principal preocupação com as viagens clandestinas é a segurança de todos. Viagens realizadas por fora da plataforma não contam com as ferramentas de segurança e tecnologia da Uber, como a checagem regular de apontamentos criminais dos motoristas parceiros, seguro de acidentes pessoais e suporte. "Além disso, ao escolher um motorista parceiro pelo aplicativo, o usuário tem acesso a todos os dados essenciais da viagem: nome, foto, modelo e placa do veículo, além do valor total da viagem. Antes de entrar no veículo, ainda mais em épocas de grande movimento, é importante verificar se a placa e o nome do motorista correspondem ao que aparece no aplicativo", orienta a plataforma.

A empresa informa ainda que disponibiliza outras ferramentas de segurança que funcionam antes, durante e depois de cada viagem, tanto para os usuários quanto para os motoristas parceiros. Conheça alguns recursos disponíveis na plataforma:

  • U-Código: Código de verificação de viagens
  • Talvez uma das mais importantes, a ferramenta de checagem via código ou PIN consiste em uma senha que é mostrada no app do usuário e precisa ser fornecida verbalmente ao motorista para que a viagem seja iniciada no aplicativo – confirmando assim que ambos estão na viagem correta.

  • U-Acompanha: Compartilhamento de viagens
  • Tanto motoristas parceiros quanto usuários podem compartilhar a viagem em tempo real com quem desejarem. A ferramenta é acionada por meio da Central de Segurança, identificada por um escudo azul sobre o mapa da viagem no aplicativo. Além disso, os usuários também podem cadastrar Contatos de Confiança para compartilhamento automático em cada viagem.

  • U-Áudio (Gravação de Áudio)
  • Permite que usuários e motoristas parceiros gravem o áudio durante as viagens com o aplicativo para reportar, caso necessário, pelos canais de suporte. Os arquivos permanecem criptografados nos dispositivos de quem realizou a gravação e só podem ser abertos pela Uber se a parte decidir reportar um incidente de segurança e anexar o arquivo.

  • U-Help (Ligar para a Polícia)
  • Usuários e motoristas parceiros podem ligar diretamente do aplicativo para autoridades que operam pelo número 190, em caso de emergência ou situação de risco. O recurso pode ser usado por meio da Central de Segurança, identificada por um escudo azul sobre o mapa da viagem no aplicativo. Ao pressionar este botão, além de efetuar a ligação, o usuário será informado de sua localização atual e informações do veículo em viagem. No Rio de Janeiro, Maranhão, Amazonas, Pará e Bahia, o recurso já foi integrado com o serviço 190 para que os operadores do serviço de emergência recebam automaticamente a localização em tempo real e os dados da viagem em que foi originada a chamada.