Grupo de trabalho do G20 discute combate à pobreza em Salvador

Evento acontece entre esta segunda (27) e quarta-feira (29), no Centro de Convenções

  • Foto do(a) author(a) Maysa Polcri
  • Maysa Polcri

Publicado em 27 de maio de 2024 às 10:17

Reunião do G20 em Salvador
Reunião do G20 em Salvador Crédito: Ana Albuquerque/CORREIO

A abertura da 3ª Reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Desenvolvimento do G20 - grupo que reúne as maiores economias do mundo - acontece pela primeira vez em Salvador, no Centro de Convenções. O evento começou nesta segunda-feira (27) e vai até a quarta-feira (29). O combate à pobreza é o principal foco de debate que envolve delegações de 45 países.

A abertura dos trabalhos foi feita pelo embaixador Mauricio Carvalho Lyrio, Secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros do Ministério das Relações Exteriores. Durante sua fala, o embaixador ressaltou que Salvador foi a primeira capital do país e que a cidade tem uma das maiores populações negras fora da África.

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), foi o segundo a falar no evento. O gestor municipal reforçou que o combate às desigualdades e às mudanças climáticas é um dos principais focos do mandato. Bruno Reis também citou os programas de assistência Vida Nova e Mané Dendê, que, juntos, impactam a vida de mais de 35 mil pessoas.

"Entendemos que o desenvolvimento social só é possível se levarmos em consideração as identidades e experiências de vida de cada cidadão. Alguns grupos tendem a ser mais vulneráveis do que outros, sendo necessárias ações direcionadas para responder desafios e demandas específicas", disse Bruno Reis. O vice-governador Geraldo Júnior também esteve presente no evento.

As reuniões do G20 acontecem, neste ano, em Salvador e em outras capitais do Brasil. O país assumiu a presidência do grupo em dezembro de 2023 com três agendas prioritárias: combate às desigualdades, desenvolvimento sustentável e governança global.

"Precisamos de um ambiente internacional mais propício à paz, compreensão e buscas dos meios de implementação de soluções para os imensos desafios que enfrentamos", disse o embaixador Mauricio Carvalho Lyrio. "O Brasil acredita que é preciso alinhar melhor as fontes de financiamento internacionais às necessidades e prioridades dos países em desenvolvimento", completou.

Ao final do mandato, em novembro, as reuniões de grupos de trabalho culminarão na Cúpula Social do G20, que acontecerá no Rio de Janeiro. Além dessa reunião, a capital baiana vai receber o Grupo de Trabalho de Saúde, de 2 a 6 de junho, e a Reunião Ministerial de Cultura, de 4 a 6 de novembro.