Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

PCdoB da Bahia elege Geraldo Galindo como novo presidente

Ele era vice-presidente do partido no estado

  • D
  • Da Redação

Publicado em 16 de novembro de 2023 às 14:42

Geraldo Galindo
Geraldo Galindo Crédito: Divulgação

O comitê estadual do PCdoB da Bahia elegeu durante a conferência ordinária do partido, nesta quarta-feira (15), o bancário Geraldo Galindo como novo presidente da sigla. Galindo também é escritor e já foi vice-presidente do partido no estado. 

A decisão foi tomada pelos 387 delegados e delegadas de todo estado, que escolheram os 120 nomes que vão compor o novo Comitê baiano para o biênio 2024/2026.

Considerado um dirigente experiente e referência pela sua militância, Galindo vai suceder o presidente cessante Davidson Magalhães, de quem foi vice, pelos próximos dois anos. Para a nova gestão, a cientista política Daniele Costa, que também é secretária nacional de Mulheres, foi eleita para a vice-presidência.

A conferência começou na quarta e homenageou Péricles Souza, presidente de honra e referência histórica na construção do PCdoB na Bahia, reunindo cerca de 600 pessoas.

Com o resultado anunciando, Galindo agradeceu a confiança. "Quero agradecer a todos e todas militantes do PCdoB, que durante os dias de ontem e de hoje demonstraram apoio e carinho com a minha indicação, e dizer também que estou comprometido em liderar com integridade, transparência e dedicação", disse.

O novo presidente do Comitê Estadual, na ocasião, ainda trouxe a informação de que o partido vai dirigir a federação composta pelo PCdoB, PV e PT a partir do mês de janeiro de 2024.

A nova vice-presidente do PCdoB-BA, Daniele Costa também falou no evento. “Estou bastante emocionada a assumir uma tarefa tão desafiadora quanto essa de ir junto com Galindo e toda a direção aqui eleita hoje de conduzir os trabalhos do PCdoB no grande desafio que nós teremos que é ter êxito eleitoral em 2024”, afirmou.

O encontro do PCdoB baiano foi fruto de um processo de pré-conferências que foram realizadas em 215 municípios do estado, 16 delas em municípios estratégicos, com mais de 100 mil habitantes, nos quais cerca de 10 mil pessoas, entre filiados e militantes, foram mobilizados para processo de construção do encontro estadual.