Pré-vestibular social promovido por estudantes da Ufba inscreve até sexta (23)

A oferta é para 45 vagas regulares e 5 de reingresso

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 21 de fevereiro de 2024 às 15:31

Pré-vestibular social
Pré-vestibular social Crédito: Divulgação

O pré-vestibular social, projeto voluntário para dar aulas a alunos oriundos da rede pública, está com inscrições abertas até a sexta-feira (23). A inscrição, que pode ser feita pela internet, custa R$ 22,50. Os alunos aprovados não terão outros custos com o curso.

Para que a inscrição seja confirmada, o candidato deverá entregar nos dias 1º e 2 de março, presencialmente no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal da Bahia (Ufba), no campus Ondina, entre 8h e 11h e das 13h às 17h, a documentação necessária. Confira: 

  • Carteira de Identidade (RG) e CPF - original e cópia;
  • Comprovante de residência atualizado (somente será aceito comprovante de água ou energia ou telefone ou internet, desde que em nome do candidato ou de seu responsável legal) - original e cópia;
  • Histórico Escolar do Ensino Médio - original e cópia;
  • Comprovante de matrícula, para os candidatos que ainda estão cursando o terceiro ano do Ensino Médio, carimbado e assinado pela instituição;
  • CTPS (Carteira de trabalho): Páginas de Identificação – a da foto e da qualificação civil; Contrato de Trabalho – último contrato assinado e a página em branco subsequente; em caso de nunca ter sido assinado, tirar cópia da primeira página em branco - original e cópia;
  • Extratos bancários dos últimos três meses, a partir da data de publicação do edital, de todas as contas (corrente, poupança e investimentos);
  • Para o/a participante que tiver filho/a, trazer certidão de nascimento - original e cópia ou carteira de identidade (RG).

Candidatos inclusos no CadÚnico ficarão isentos de apresentar outros documentos comprobatórios de movimentação financeira seu e de seus pais e/ou responsáveis.

Vagas e aulas

A oferta é para 45 vagas regulares e 5 de reingresso. O resultado final do processo seletivo será divulgado 18 de março.

As aulas serão realizadas em sala e monitorias de abril a novembro, de segunda a sexta-feira, no PAF V da Ufba, no bairro de Ondina, das 7h às 12h20.

Há também a possibilidade de encontros aos sábados, assim como aulas de monitoria no turno vespertino, de acordo com os critérios de adequação e necessidade. Mais informações estão disponíveis no edital. 

As cinco áreas abordadas no exame serão ensinadas ao longo do ano letivo. 

O projeto

O projeto foi fundado em 2016, por estudantes de várias áreas da Universidade Federal da Bahia (Ufba), com ideia de oferecer cursos extensivos com foco no Enem. Apesar de usas as dependências da Ufba para aula, o projeto não tem vínculo institucional com a universidade.