Prefeitura de Salvador reinaugura estátua de Mãe Stella de Oxóssi nesta quinta (10)

Monumento volta a seu local de origem, onde sofreu ataque em dezembro do ano passado

  • D
  • Da Redação

Publicado em 7 de agosto de 2023 às 15:08

Nova versão da estátua de Mãe Stella
Nova versão da estátua de Mãe Stella Crédito: Divulgação

A nova estátua de Mãe Stella de Oxóssi será entregue à população em cerimônia nesta quinta-feira (10), a partir das 9h, na entrada avenida batizada com o nome da líder religiosa e culural em Stella Maris. A cerimônia contará com os alabês do Ilê Axé Opô Afonjá, terreiro da Iyá.

O monumento vai voltar a seu local de origem, depois de sofrer um ataque de vândalos em dezembro do ano passado. A obra tem assinatura do escultor Tatti Moreno, já falecido, e o trabalho na réplica foi liderado pelos filhos dele, os artistas plásticos André e Gustavo Moreno. 

Nova estátua de Mãe Stella
Nova estátua de Mãe Stella Crédito: Mário Edson/Divulgação

A estátua foi completamente refeita após um ato de vandalismo atear fogo à obra original, em 4 de dezembro de 2022. Após investigação, em abril deste ano, a Polícia Civil emitiu um laudo inconclusivo sobre a origem e a autoria do crime.

Mãe Stella de Oxóssi foi uma influente líder espiritual brasileira, poetisa e defensora dos direitos da população negra. Ela nasceu em 2 de maio de 1925 em Salvador e faleceu em 27 de dezembro de 2018. Mãe Stella era uma importante representante do candomblé, além de ter lutado pela conscientização sobre a importância de preservar as tradições ancestrais e pela promoção da tolerância religiosa e do respeito às diversidades culturais.