Rio Vermelho, Garibaldi e Horto: regiões de Salvador vão ficar sem água nesta segunda (11)

Abastecimento será normalizado até quinta-feira (14)

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 8 de março de 2024 às 16:08

'Nem um pingo na torneira': bairros de Salvador registram até seis dias sem água por falta de abastecimento
'Nem um pingo na torneira': bairros de Salvador registram até seis dias sem água por falta de abastecimento Crédito: Ana Lúcia Albuquerque/CORREIO

Alguns bairros da capital baiana terão o fornecimento de água interrompido na segunda-feira (11), a partir das 7 horas da manhã. Segundo a Embasa, a interrupção acontece porque a prefeitura de Salvador solicitou o remanejamento de uma tubulação de água de grande porte para dar continuidade às obras do BRT. 

O trabalho tem previsão de conclusão na madrugada de terça-feira (12), no entanto, o abastecimento na região pode ser normalizado até 48h depois do fim do serviço, ou seja, na quinta-feira (14). As áreas afetadas são Cidade Jardim, Rio Vermelho, Chapada do Rio Vermelho, Lucaia, Vale Das Pedrinhas, Horto Florestal (parte) e Avenida Garibaldi.

A empresa explica que, assim que o serviço solicitado pela Prefeitura for concluído, será possível reiniciar o fornecimento de água para as áreas afetadas. Mas, como o retorno da água é sempre gradativo, pois é preciso encher novamente as tubulações e grandes reservatórios de distribuição, alguns locais altos ou mais distantes na rede distribuidora podem ter o abastecimento normalizado em 48 horas após a conclusão do serviço.

Por isso, a Embasa recomenda que os moradores reservem água e usem com economia nesse período. 

Cuidados ao armazenar água:

O ideal é que cada imóvel tenha uma caixa d’água compatível com o consumo dos seus moradores.

No caso de imóveis com mais de um pavimento, é importante ter reservatório inferior com bomba para elevar a água.

Para quem precisa complementar a reserva de água em recipientes, é fundamental que estejam bem limpos e tampados.