MOBILIDADE

Salvador lança campanha de conscientização contra acidentes de trânsito

Maio Amarelo é celebrado em todo o Brasil

  • Foto do(a) author(a) Gil Santos
  • Gil Santos

Publicado em 8 de maio de 2024 às 11:36

Viaturas da Transalvador
Viaturas da Transalvador Crédito: Gil Santos/CORREIO

O mês de maio é dedicado a uma campanha internacional de conscientização sobre os acidentes de trânsito. Nesta quarta-feira (8), a prefeitura divulgou as ações que serão desenvolvidas em Salvador, frisou que os motociclistas são as principais vítimas dos acidentes, disse que a categoria representou 56% das vítimas fatais em 2023, e entregou 62 novas viaturas para a Transalvador.

Em evento realizado no Farol da Barra, o prefeito Bruno Reis (União Brasil) disse que a campanha e as novas viaturas garantem uma mobilidade melhor. 

"Com essas viaturas, estamos organizando a parte da mobilidade, para que a gente possa ter uma cidade que as pessoas possam transitar com qualidade de vida e segurança".

O Maio Amarelo é uma movimento mundial, e o Brasil participa desde 2014. Em nota, o Ministério dos Transportes informa que a finalidade é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito. A campanha deste ano diz "Paz no trânsito começa por você".

Segundo o órgão, o objetivo é unir o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil com o propósito de discutir e criar estratégias voltadas à segurança viária e a construção de vias e espaços mais seguros e ambientalmente sustentáveis.

"O envolvimento destes vários segmentos da sociedade, refletem na efetividade das campanhas, pois promovem ações coordenadas entre os participantes, evidenciando a importância do tema da segurança no trânsito e ampliando as ações e propagação de campanhas educativas", diz a nota.