Sensação térmica em Salvador pode chegar a 38 graus

Massa de ar quente não vai dar sossego e temperatura deve permanecer em alta até o final do verão, aponta Codesal

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 3 de março de 2024 às 14:55

Praias de Salvador aumentam a quantidade de banhistas com a chegada do sol
Praias de Salvador aumentam a quantidade de banhistas com a chegada do sol Crédito: Arisson Marinho/CORREIO

Se você não reclamou do calor que está fazendo nesses últimos dias, sobretudo, no fim de semana, ou não derreteu uma gota de suor se quer, provavelmente não estava em Salvador. A quentura é real e o abafamento também. Entre sábado e domingo, soteropolitanos lotaram o X (antigo Twitter) com postagens chamando atenção para a onda de calor na capital:

“Eu juro por Deus que se tivesse recorde de banhos no mundo eu bati hoje. Eu já tomei uns 7 banhos, tô me sentindo o Aquaman de tanto que já fiquei na água. Tá tendo tour de Lúcifer em Salvador é?”, escreveu um dos usuários da plataforma.

Não por um acaso, Salvador ocupou durante a manhã de hoje (03), a 2ª posição entre os assuntos do momento no X com 58,2 mil posts. Claro que teve milhares de posts sobre o Davi do BBB e tudo mais, porém, o calorão não deixou de contribuir bastante para colocar a cidade entre os assuntos mais comentados na rede. “O calor em Salvador tá tão grande que até o Uber tá com ar ligado!”, postou outro usuário. “Com esse calor em Salvador, eu me sinto sendo preparada para o inferno”, opinou mais um tweet.

E não é exagero não. Segundo dados do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), o ano, de fato, está sendo bem atípico. O mês de fevereiro foi excepcionalmente chuvoso na cidade, totalizando 332,5 mm de precipitação, valor que representa o maior volume de chuva para o mês desde 2005, há 19 anos, quando foram registrados 349,4 mm. Ou seja, choveu três vezes mais do que o esperado para todo o período. E onde é que esse calor todo entra nessa história?

O meteorologista Giuliano Carlos explica que a atuação da massa de ar quente é a responsável por manter essa temperatura em alta. “Também foram verificadas altas temperaturas durante o mês devido a atuação de massa de ar quente e seca. As maiores temperatura foram registradas na Base Naval de Aratu, 34,7° C, no dia 04/02, e Ondina, 33,8° C, em 16/02”.

Hoje, a tendência é que a temperatura em Salvador fique em torno de 33 graus com sensação térmica que pode chegar até 38 graus, destaca o meteorologista: “Até o final do verão teremos essas temperaturas elevadas Pode ter chuvas em alguns pontos da cidade, mas nada muito expressivo até o momento. A recomendação é que as pessoas usem roupas leves, camisas com proteção UV, chapéu, protetor solar e não deixem de beber mais água”, afirma.

A expectativa é que amanhã (04), chova em Salvador. “Até porque tem uma frente fria se deslocando sobre o oceano. A alta temperatura desse final de semana, provavelmente, pode favorecer a ocorrência de chuva”, completa Carlos.