Servidora pública é investigada por cobrar propina para liberar pagamentos de créditos

Alvo da investigação reside na capital baiana, mas trabalha em Rondônia

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 13 de agosto de 2024 às 15:42

MP cumpre mandado de busca contra servidora de Rondônia envolvida em esquema de corrupção
MP cumpre mandado de busca contra servidora de Rondônia envolvida em esquema de corrupção Crédito: Divulgação

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) cumpriu na manhã desta terça-feira (13) um mandado de busca e apreensão em Salvador, na residência de uma mulher investigada por esquema de cobrança de propina em Rondônia. Na sua casa, localizada no bairro de São Marcos, na capital baiana, foram apreendidos dois aparelhos celulares.

Segundo as investigações, o alvo é uma servidora da Prefeitura de Candeias do Jamari, que cobraria para liberar pagamentos de créditos devidos a prestadores de serviço do município. A servidora foi notificada também da decisão judicial que a afastou por 180 dias da função pública e a proíbe de acessar a sede e unidades anexas da Prefeitura.

O esquema, segundo apurado até o momento, teria participação de ex-secretário e ex-prefeito do município rondoniense, o último atualmente presidente da Câmara Municipal. Ele foi afastado da função.

A ‘Operação Epimorfose’ foi deflagrada pelo Gaeco do MP de Rondônia, com apoio da Polícia Civil do estado e do Gaeco baiano. No total, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, dois de suspensão da função pública, três ordens de proibição de acesso a órgãos públicos, três cautelares de proibição de contato e medidas cautelares assecuratórias de bens, direitos e valores até o limite individual de R$ 100 mil, deferidos pelo Poder Judiciário do Estado de Rondônia.

A operação foi realizada por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco).