Sesab promove curso de Qualificação em Saúde da População Negra

A abertura será no próximo dia 29, no Auditório Lúcia Alencar, na Sesab

  • D
  • Da Redação

Publicado em 14 de novembro de 2023 às 16:08

Sesab montou estrutura de atendimentos no São João da Bahia, no Parque de Exposições
O curso será realizado nos meses de novembro e dezembro e de janeiro a março do próximo ano Crédito: Leonardo Rattes/Saúde GovBA

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) está promovendo o Curso de Qualificação em Saúde da População Negra, com a abertura no próximo dia 29, no Auditório Lúcia Alencar na Sesab. O curso será realizado nos meses de novembro e dezembro e de janeiro a março do próximo ano, no turno matutino, de forma híbrida (aula presencial e virtual). 

A qualificação tem carga horária de 24 horas, abordando questões relacionadas ao Racismo Estrutural e Política Estadual de Atenção Integral à Saúde da População Negra (PEAISPN), Saúde das Pessoas com Albinismo e Doença Falciforme, Educação Permanente e Práticas Antirracistas no SUS, bem como o tema Racismo e Assistência Religiosa.

A Bahia conta com 79,02% da sua população composta por negros/as sendo esta, em sua maioria usuária exclusiva do Sistema Único de Saúde – SUS, que enfrenta importantes dificuldades no acesso, acolhimento e atendimento em saúde. O curso tem como objetivo efetivar o aprimoramento da PEAISPN no âmbito da Secretaria Estadual de Saúde do Estado – Sesab, através da qualificação dos gestores e técnicos estaduais que atuam nas áreas estratégicas para o cumprimento dos objetivos e competências estaduais previstos na referida política.

O planejamento do curso contou com o apoio do Comitê Técnico Estadual de Saúde da População Negra, da Diretoria de Atenção Básica (DAB), a Diretoria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (DGTES) e Escola de Saúde Pública da Bahia (ESPBA) desta Sesab para realização desta qualificação. O público-alvo inclui técnicos e gestores de nível médio e superior. Para inscrever-se, clique aqui