POLÍTICA

TCU escolhe baiano para integrar equipe que auditará contas da ONU

Vitor Maciel dos Santos é graduado em Ciências Contábeis e mestre em Contabilidade/Gestão Pública pela Fundação Visconde de Cairu

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 28 de fevereiro de 2024 às 16:57

AVitor Maciel dos Santos
AVitor Maciel dos Santos Crédito: Divulgação

O Tribunal de Contas da União (TCU) encaminhou, nesta terça-feira (27), à Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon) os nomes dos oito auditores de controle externo dos Tribunais de Contas do Distrito Federal, Estados e Municípios selecionados para compor a equipe que irá exercer as atividades no Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU).

Entre eles, está o analista de controle externo do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) da Bahia, Vitor Maciel dos Santos. Ele é graduado em Ciências Contábeis pela Fundação Visconde de Cairu (2002) e mestrado em Contabilidade/Gestão Pública pela Fundação Visconde de Cairu (2007).

Além dele, vão compor a equipe: Adriana Arinelli Salgado, do TCM-RJ; Carlos Alberto Cascão, do TC-DF; Carolina Oliveira da Silva, do TCE-GO; Jorge Pinto de Carvalho, do TCM-SP; Juliana Medeiros, do TCE-SC; Larissa Fidelis, do TCM-PA; e Lorena Oliveira, do TCE-MG.

O presidente do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), Luiz Antonio Guaraná, disse que o Brasil está no grupo de três países responsáveis por auditar as contas da ONU e parabenizou os selecionados.

“Esta eleição do Brasil por unanimidade mostra a consolidação do Sistema Tribunais de Contas como um todo, e a divisão desta responsabilidade entre os Tribunais mostra que as Cortes têm capacidade para fornecer mão de obra qualificada para o serviço. Gostaria de parabenizar todos os escolhidos e todos que participaram do processo de seleção, que demonstrou mais uma vez a qualidade dos nossos TCs”, afirmou.