Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Ministros do Brasil e de Portugal pretendem unificar a língua portuguesa

Juca Ferreira e José António Pinto Ribeiro se encontraram hoje em busca de ações bilaterais que ajudem a valorizar o português

  • D
  • Da Redação

Publicado em 19 de agosto de 2008 às 20:39

 - Atualizado há 2 anos

Na manhã desta terça-feira, 19, o ministro interino da Cultura, Juca Ferreira, recebeu em Brasília José António Pinto Ribeiro, ministro da cultura de Portugal, para buscar um consenso de ações que promovam e valorizem a cultura e a língua portuguesa. A intenção dos ministros é chegar a uma política comum para a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que ajude a reforçar o potencial cultural, social e econômico do português no mundo, ajudando a garantir a preservação de sua diversidade de expressões.

Pinto Ribeiro sugeriu que seja marcado em novembro um encontro com os outros países de língua portuguesa para debater acordos e escolher uma data conjunta para entrar em vigor o acordo ortográfico que deve ajudar a unificar o português – e que já foi assinado até agora por Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Brasil e Portugal.

Outros temas foram debatidos na reunião, dentre eles o Portal da CPLP. O aspecto visual do site foi apresentado no encontro, e o governo português já anunciou que irá liberar verbas para que o site vá ar até o final do ano – o orçamento é de R$2,5 milhões. Projetos de digitalização de acervos de bibliotecas, criação de feiras internacionais de livros e intercâmbio no setor audiovisual também devem ser colocados em prática.

No encontro, o ministro português garantiu seu apoio na tentativa de trazer para o Brasil uma exposição sobre a vida do escritor José Saramago, que deverá passar por Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador.