45% se dizem 'pessimistas' ou 'muito pessimistas' com a eleição

61% disseram não ter 'nenhum interesse' ou 'pouco interesse' nas eleições deste ano

  • D
  • Da Redação

Publicado em 2 de agosto de 2018 às 16:11

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Arquivo ABr

Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (2) mostra que quase metade do eleitorado (45% dos entrevistados) se diz "pessimista" ou "muito pessimista" em relação à escolha do novo presidente da República. 

O Ibope afirma que, em geral, as mulheres estão mais pessimistas com as eleições deste ano do que os homens. Entre os eleitores do sexo feminino, 47% se declararam mais pessimistas na pesquisa. Apenas 18% das mulheres entrevistadas se disseram otimistas.

Entre os homens, informou o Ibope, 43% se dizem mais pessimistas, enquanto 28% afirmam estar otimistas.

O levantamento, encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), foi realizado entre os dias 21 e 24 de junho e ouviu 2 mil pessoas. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Já o nível de confiança da pesquisa é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos percentuais, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.

Interesse pelas eleições de 2018 A pesquisa do Ibope também aponta que 38% dos eleitores afirmam que não têm "nenhum interesse" nas eleições de outubro e outros 23% "têm pouco interesse", o que soma 61% dos entrevistados. Já os que disseram ter "muito interesse" ou "interesse médio" somam 38%.

Importância das eleições Apesar da demonstração de pessimismo do eleitorado identificada pela pesquisa, de maneira geral, os brasileiros afirmaram acreditar nas eleições e na importância do voto.

Segundo o levantamento, a maioria dos eleitores avalia que as eleições deste ano podem melhorar o Brasil.