A Copa Tática: Meio-Campo de Respeito

A Copa Tática
09.06.2014, 07:44:00
Atualizado: 09.06.2014, 14:14:12

A Copa Tática: Meio-Campo de Respeito

Até o final da Copa, nossa coluna terá três edições semanais - segundas, quartas e sextas. Aqui, com a ajuda do campinho ao lado, a gente vai analisar a tática das seleções. No pontapé inicial, o primeiro adversário  do Brasil, a Croácia.

No segundo tempo do amistoso contra a Austrália, em Pituaçu, o técnico Niko Kovac  mudou o esquema 4-2-3-1 pro 4-1-4-1. Modric foi adiantado - de volante pela direita pra armador pela esquerda -, para fazer dupla na armação com Kovacic. O time esteve longe de ser brilhante, mas ganhou agressividade e jogou mais no ataque. No novo posicionamento, Modric criou a jogada do gol da vitória, de Jelavic.

O mesmo esquema deve ser usado  contra o Brasil, mas com outras peças. No meio, Rakitic será o primeiro volante. Kovacic deve ser deslocado pra ponta, o que abre espaço pra entrada do volante Vukojevic. É a opção de Kovac pra escalar  seus maiores talentos – Rakitic, Modric e Kovacic -, sem descuidar da marcação. Quem fecha a linha média pela esquerda é Perisic.

No ataque, a dúvida. Olic, Eduardo e Jelavic disputam a vaga de Mandzukic, suspenso. O ponto forte é o meio, com o já citado trio de exímios passadores.  Mais recuado, Rakitic tem espaço pra fazer o que sabe mais – passes precisos, longos ou curtos, com poucos toques na bola, o que dá velocidade à transição ofensiva e surpreende a defesa adversária. Modric e Kovacic são mais de condução de bola. Kovacic é o mais habilidoso e rápido dos três.

Costuma arrancar em busca do momento certo pro passe final. Lembra o velho Kaká. Modric, além do bom passe, tem um chute potente de direita. No nosso campinho aí em cima, de amarelo, a zona que fica desprotegida com os avanços constantes de Paulinho e que pode ser bem aproveitada por Modric. Luiz Gustavo e Thiago Silva precisam estar espertos pra preencher esse vazio.

Quem tem que acompanhar Rakitic é Oscar. Outro destaque é o experiente lateral-direito Srna. Chuta e cruza bem. É o principal cobrador de faltas. Uma fragilidade croata está na lateral-esquerda, que terá improvisação depois da lesão de Pranjic. Hulk pode se dar bem por ali.

A escassez de peças de reposição em todos os setores é um problema. Outro, é o ataque. Falta velocidade e poder de decisão. Das seleções europeias que veem à Copa, foi a que fez menos gols nas eliminatórias.

Pra suportar a pressão inicial característica do time de Felipão,  vai apostar na compactação das suas duas linhas de quatro em seu próprio campo, o que sabe fazer muito bem. Depois, vai se soltar. Quando avançar, terá Perisic e Kovacic em cima dos laterais, pra matar a melhor saída brasileira pro ataque. Apostando neles e na categoria de Rakitic e Modric, vão tentar cumprir a ordem do técnico Kovac: “mostrar o futebol croata pro mundo”.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cristiano-ronaldo-vira-meme-ao-protagonizar-comercial-asiatico/
Astro português aparece dançando e é ignorado por torcida na propaganda de TV
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/jota-quest-apresenta-turne-acustica-nesse-domingo-18-na-concha/
Show será a despedida do Saideira Acústico Tour em solo soteropolitano
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ivan-da-ponte-descobre-em-aviao-que-foi-convocado-veja-video/
Goleiro foi avisado que estava na lista de Tite para a Seleção pelo piloto: 'Não dá nem para acreditar'
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/normani-ex-fifth-harmony-lanca-seu-primeiro-single-solo/
Motivation chegou na madrugada dessa sexta (16), e está disponível em todas as plataformas digitais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/jumento-e-amarrado-em-caminhonete-e-arrastado-por-rua-de-barreiras/
Além de maus-tratos, motorista responderá também por insegurança viária
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/idoso-entra-em-coma-apos-levar-murro-no-rosto-de-ciclista-em-feira-de-santana/
Agressor foi à delegacia e apresentou relatório que comprova transtornos mentais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/operacao-cumpre-19-mandados-de-prisao-na-ba-alvos-sao-do-pcc/
Segundo o Ministério Público, 12 foram presos no estado
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/tarantino-reune-brad-pitt-e-leo-dicaprio-em-filme-de-pouca-inspiracao/
'Era Uma Vez em... Hollywood' homenageia a indústria do cinema dos anos 60 e também a trágica e bela atriz Sharon Tate
Ler Mais