A Copa Tática: Meio-Campo de Respeito

A Copa Tática
09.06.2014, 07:44:00
Atualizado: 09.06.2014, 14:14:12

A Copa Tática: Meio-Campo de Respeito

Até o final da Copa, nossa coluna terá três edições semanais - segundas, quartas e sextas. Aqui, com a ajuda do campinho ao lado, a gente vai analisar a tática das seleções. No pontapé inicial, o primeiro adversário  do Brasil, a Croácia.

No segundo tempo do amistoso contra a Austrália, em Pituaçu, o técnico Niko Kovac  mudou o esquema 4-2-3-1 pro 4-1-4-1. Modric foi adiantado - de volante pela direita pra armador pela esquerda -, para fazer dupla na armação com Kovacic. O time esteve longe de ser brilhante, mas ganhou agressividade e jogou mais no ataque. No novo posicionamento, Modric criou a jogada do gol da vitória, de Jelavic.

O mesmo esquema deve ser usado  contra o Brasil, mas com outras peças. No meio, Rakitic será o primeiro volante. Kovacic deve ser deslocado pra ponta, o que abre espaço pra entrada do volante Vukojevic. É a opção de Kovac pra escalar  seus maiores talentos – Rakitic, Modric e Kovacic -, sem descuidar da marcação. Quem fecha a linha média pela esquerda é Perisic.

No ataque, a dúvida. Olic, Eduardo e Jelavic disputam a vaga de Mandzukic, suspenso. O ponto forte é o meio, com o já citado trio de exímios passadores.  Mais recuado, Rakitic tem espaço pra fazer o que sabe mais – passes precisos, longos ou curtos, com poucos toques na bola, o que dá velocidade à transição ofensiva e surpreende a defesa adversária. Modric e Kovacic são mais de condução de bola. Kovacic é o mais habilidoso e rápido dos três.

Costuma arrancar em busca do momento certo pro passe final. Lembra o velho Kaká. Modric, além do bom passe, tem um chute potente de direita. No nosso campinho aí em cima, de amarelo, a zona que fica desprotegida com os avanços constantes de Paulinho e que pode ser bem aproveitada por Modric. Luiz Gustavo e Thiago Silva precisam estar espertos pra preencher esse vazio.

Quem tem que acompanhar Rakitic é Oscar. Outro destaque é o experiente lateral-direito Srna. Chuta e cruza bem. É o principal cobrador de faltas. Uma fragilidade croata está na lateral-esquerda, que terá improvisação depois da lesão de Pranjic. Hulk pode se dar bem por ali.

A escassez de peças de reposição em todos os setores é um problema. Outro, é o ataque. Falta velocidade e poder de decisão. Das seleções europeias que veem à Copa, foi a que fez menos gols nas eliminatórias.

Pra suportar a pressão inicial característica do time de Felipão,  vai apostar na compactação das suas duas linhas de quatro em seu próprio campo, o que sabe fazer muito bem. Depois, vai se soltar. Quando avançar, terá Perisic e Kovacic em cima dos laterais, pra matar a melhor saída brasileira pro ataque. Apostando neles e na categoria de Rakitic e Modric, vão tentar cumprir a ordem do técnico Kovac: “mostrar o futebol croata pro mundo”.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/policiais-militares-e-espadeiros-entram-em-confronto-em-senhor-do-bonfim/
Atividade é proibida desde 2017, mas testemunhas acusam PMs de truculência
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/jotape-lanca-single-em-parceria-com-bia-ferreira/
Prévia de EP do músico, a faixa Conte Comigo mescla MPB, rap, pop e R&B
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/video-mostra-evolucao-tecnica-em-animacoes-da-pixar-desde-1995/
Desde o primeiro Toy Story, a Pixar produziu 21 filmes de animação
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/sao-joao-em-versos-de-poesia-e-letra-de-musica/
Confira últimos vídeos da websérie especial São João na Estrada
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/nicki-minaj-lanca-musica-nova-ouca-megatron/
Megatron já é cotada como novo hit do verão americano
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/onibus-pega-fogo-na-rodoviaria-de-salvador/
No momento do incêndio houve tumulto e correria dentro do terminal
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/musica-de-freddie-mercury-e-revelada-quase-30-anos-depois-de-sua-morte/
Originalmente lançada em 1986, música ressurge em nova gravação
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/charlize-theron-e-seth-rogen-formam-um-casal-improvavel/
Na comédia, um jornalista reencontra a mulher sua ex-babá e os dois se envolvem
Ler Mais