Abertas inscrições para curso gratuito de Técnico em Agronegócio

Estão sendo oferecidas 160 vagas para turmas em Salvador, Juazeiro e Barreiras

  • D
  • Da Redação

Publicado em 28 de janeiro de 2019 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) está com inscrições abertas para novas turmas do curso gratuito de Técnico em Agronegócio, certificado pelo Ministério da Educação (MEC). Na Bahia estão sendo oferecidas 60 vagas para o polo de Barreiras, 60 para a unidade de Juazeiro e 40 para o polo de ensino em Salvador. O candidato faz a escolha para qual unidade quer concorrer no momento da inscrição.

O curso tem duração de dois anos, com carga horária 80% à distância e 20% presencial. No total serão 1.230 horas, distribuídas em dois anos de curso, e com disciplinas que incluem técnicas de gestão rural, economia, sustentabilidade, legislação, produção animal e vegetal. O foco principal é preparar o aluno para administrar negócios rurais, de qualquer porte, e auxiliar no controle das atividades em propriedades que mantem produção agropecuária.

Para concorrer às vagas é preciso anexar o certificado de conclusão do ensino médio na inscrição. Os produtores rurais, familiares ou pessoas que trabalham em propriedades rurais terão prioridade no processo de seleção. As vagas residuais vão ser preenchidas pelo público em geral.

Mercado de trabalho

O técnico em agronegócio vem sendo apontado como um dos profissionais imprescindíveis nas fazendas modernas, principalmente naquelas que buscam desenvolver e implantar uma gestão eficiente e rentável.

As principais consultorias do país estão incluindo a profissão como uma das mais promissoras do mercado nos próximos anos. Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas apontou que entre as atividades que vão causar mais impacto no agronegócio estão funções que podem ser realizadas pelo técnico. São elas, a comercialização e transação comercial com outros países, a gestão de riscos, e a criação de estratégias de logísticas e produtividade.

Segundo as principais empresas de recrutamento, os salários iniciais variam de R$ 2.200,00 a R$ 7.300,00.

Inscrição A inscrição deve ser realizada até o dia 14 de fevereiro, até as 23h59min, horário de Brasília, através do site do SENAR: senar.org.br/etec. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 0800 642 0999.