Acabou Chorare: desbunde literário

variedades
15.07.2017, 06:00:00

Acabou Chorare: desbunde literário

Livro aborda história do antológico disco dos Novos Baianos
A obra traz textos de Caetano Veloso, Arnaldo Antunes, Xico Sá, Evando Nascimento, Carlos Rennó (Foto: reprodução)

Um livro sobre um disco. Essa é a proposta do livro Acabou Chorare, que se debruça sobre o antológico disco homônimo dos Novos Baianos, lançado em 1972. Idealizado pela pesquisadora Ana de Oliveira, o lançamento da editora Iyá Omin reúne uma série de textos e projetos visuais que reinterpretam ou  se inspiram nas composições do  LP dos Novos Baianos para revelar riquezas ainda escondidas e jogar novas luzes sobre a obra que assumiu importância fundamental na história da música e da própria cultura brasileira.
A obra traz textos de Caetano Veloso, Arnaldo Antunes, Xico Sá, Evando Nascimento, Carlos Rennó, Hermano Vianna, Beatriz Azevedo, André Masseno e Fred Góes, enquanto Vik Muniz, Tulipa Ruiz, Opavivará!, Joana César, Alemão, Odyr, Domenico Lancellotti, André Vallias, Bel Borba e Gen Duarte colaboram com as criações  visuais que comentam as dez canções da obra original. Entre elas, clássicos como Brasil Pandeiro, Preta, Pretinha, Acabou Chorare e Besta É Tu.
De acordo com Ana de Oliveira, a pesquisa não investiga nem conta, propriamente, a trajetória do grupo, mas segue a mesma proposta editorial do livro Tropicália ou Panis et Circencis, sobre o disco-manifesto tropicalista, lançado em 2010. “Aquele foi o primeiro livro, no Brasil, sobre um disco específico. O Acabou Chorare segue o mesmo conceito editorial, é o segundo título de nossa série de livros sobre discos”, esclarece a autora, enfatizando que, nesse tributo,  o projeto editorial apostou na diversão e no caos.
 “Queríamos algo que se aproximasse do espírito libertário do grupo e seu estilo de vida heterodoxo. Formamos, então, um painel bem diverso que reúne poema, crônica, prosa poética, análise comparativa, conto, pintura, desenho, grafite, colagem e arte digital. Já o layout, os materiais e a estrutura física do livro, com aquela lombada aparente, remetem às publicações da contracultura dos anos 70”.

Ela destaca que o trabalho iniciou em 2014, quando começaram a reunir o conteúdo histórico que compõe os capítulos memorialistas do livro: recortes de imprensa, depoimentos e curiosidades que relatam episódios esparsos da vida comunitária e da trajetória dos Novos Baianos. “Há inúmeras passagens para lá de bizarras e engraçadas na trajetória deles que, volta e meia, iam em cana por alguma confusão ou por puro preconceito de policiais”, conta.

A pesquisadora lembra, ainda, que como eram livres e despojados, chamavam a atenção pela excentricidade da aparência e o comportamento irreverente. O projeto gráfico de Acabou Chorare tem a assinatura de André Vallias e é inspirado nas publicações alternativas das décadas de 1970 e 1980. O lançamento tem patrocínio do Ministério da Cultura.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/faco-terapia-ate-hoje-diz-modelo-que-teve-anus-exposto-ao-vivo-na-tv/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/empreendedores-nunca-devem-parar-de-aprender-dizem-participantes-do-acelerese/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/forum-agenda-bahia-dez-anos-de-inovacao/
Edição de 2018 foi recordista de público; veja vídeo com melhores momentos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/em-clipe-gravado-em-salvador-anitta-rebola-na-boquinha-da-garrafa/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/capita-marvel-nem-estreou-e-ja-tem-homem-boicotando/
Tudo por causa de um pedido da protagonista, Brie Larson, por mais inclusão
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/veja-como-foi-liverpool-0x0-bahia-pela-copa-sul-americana/
Resultado elimina o tricolor na primeira fase da competição; CORREIO transmitiu a partida ao vivo
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/luisa-sonza-sera-convidada-do-trio-de-ivete-sangalo-em-salvador/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pabllo-vittar-anuncia-clipe-de-buzina-para-antes-do-carnaval/
A música mais animada do mais novo disco da drag deve ser sua aposta para o Carnaval
Ler Mais