Ação promove troca de resíduos por itens de higiene e limpeza

Idealizada pela Braskem, Plastitroque incentiva atitudes sustentáveis no distrito de Caboto, em Cadeias

  • D
  • Da Redação

Publicado em 7 de dezembro de 2021 às 17:58

- Atualizado há um ano

. Crédito: Fotos: divulgação

Estimular atitudes sustentáveis, como descarte correto no pós-consumo e reciclagem, é uma meta contínua da Braskem. A empresa não mede esforços para desenvolver ações neste sentido junto às comunidades do seu entorno, como aconteceu, de 1° a 20 de novembro, com a ação Plastitroque, realizada em Caboto, distrito de Candeias (Região Metropolitana de Salvador). 

Os moradores trocaram resíduos de plástico reciclável por moedas simbólicas, as Plasticoins, que davam direito a adquirir produtos de higiene pessoal e limpeza. Cada 300g de material doado valia um Plasticoin. O grande intuito da ação foi a educação ambiental e a conscientização sobre a importância de separar os materiais do lixo para reciclagem.

Essa edição impactou diretamente os moradores da Rua Brandão de Cima. Foram arrecadadas mais de 500 kg de resíduos, que foram trocados por 400 kits com itens de higiene e limpeza, além de brindes. Essa ação beneficiou cerca de 400 pessoas. A edição anterior do evento, ocorrida em 2019, aconteceu em Camaçari.

Área turística

Além de chamar a atenção dos habitantes locais, o projeto também atingiu turistas, pois Caboto é uma vila localizada à beira-mar, onde estão diversos restaurantes e bares, portanto, com grande circulação de visitantes e, consequentemente, geração de resíduos.  O trabalho educativo seguiu quatro etapas: divulgação (primeira semana), cadastro (segunda semana), entrega dos resíduos e troca por Plasticoins (terceira semana) e recebimento dos itens de higiene e limpeza (quarta semana). 

Durante a programação, as crianças também contaram com uma ação especial para elas: participaram de um jogo de perguntas e respostas com distribuição de brindes e  assistiram vídeos sobre educação ambiental com o tema "Descarte com Atitude"

Os resíduos arrecadados foram encaminhados à Cooperativa de Materiais Recicláveis de Camaçari (COOPMARC), que é apoiada pelo Programa Ser+, com patrocínio da Braskem.  Além de conscientizar a população, a ação também gerou renda para os catadores que integram a cooperativa. 

O Plastitroque é um projeto promovido pela Braskem na Bahia, Alagoas, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e em São Paulo, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da coleta seletiva e destinação correta dos resíduos.“As ações na Bahia são realizadas sempre na Região Metropolitana de Salvador (RMS), tendo como público-alvo estudantes ou uma comunidade em específico, como ocorreu agora em Caboto. Temos a expectativa de realizar novas edições desse projeto, mas ainda está em fase de planejamento para definir o local e data”_Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem na BahiaClique aqui e confira outros projetos e ações apoiados pela Braskem que ajudam a promover mudanças de hábitos e a implementação de atitudes sustentáveis.

O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.