Advogado de 18 anos é o mais jovem a defender caso na tribuna do STF

Rapaz entrou na universidade aos 14 anos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 9 de novembro de 2018 às 14:23

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Reprodução

Mateus Costa Ribeiro se tornou aos 18 anos o mais jovem advogado do Brasil a defender um argumento na tribuna do Supremo Tribunal Federal (STF). Nesta quinta-feira (8), Mateus defendeu seus argumentos de uma ação direta de insconstitucionalidade contra uma lei do Rio Grande do Sul que proibiu que patrões façam revistas íntimas em empregados. O relator do processo, Luiz Edson Fachin, elogiou o jovem advogado.

“Rogo a vossas excelências que acolham o pedido definitivo desta ação direta e declarem inteiramente inconstitucional a lei questionada”, disse o advogado em parte de sua sustenção oral. 

Para Fachin, Mateus já é parte de um grupo seleto de advogados. “Vou procurar sintetizar as quase duas dezenas de páginas que tomei a liberdade de distribuir a vossas excelências não sem antes cumprimentar o jovem advogado que consumou pela primeira vez na tribuna fazendo uma sustentação oral que já o coloca no exercício escorreito do mundo da advocacia. Portanto, o congratulo efusivamente", afirmou. 

O caso acasou sendo adiado e ainda não foi julgado.

Começou cedo Mateus foi aprovado no curso de direito da UnB aos 14 anos e precisou de uma liminar na Justiça para conseguir ser autorizado a se matricular. Ele teve que fazer o ensino médio em 24 horas, segundo o G1.

Depois dos quatro anos de curso, Mateus passou no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de primeira, se tornando o advogado mais jovem do país, de acordo com o órgão.

O pai do rapaz, João Costa Ribeiro Filho, é da mesma área. “Acredito que meu filho será um grande advogado e dará uma grande contribuição para o Brasil”, diz. Ele explica ainda que foi um castigo infantil que acabou gerando interesse de Mateus pelo assunto. 

O garoto tinha 10 anos quando, de brincadeira, fez seu primeiro habeas corpus. “Era para eu ter liberdade de locomoção de ir à sala de TV para assistir ao jogo do Corinthians. Esse habeas corpus foi deferido, graças a Deus. Assisti ao jogo, e o Corinthians foi campeão.”