Aécio diz que prefere ler pedido de prisão de Temer antes de comentar

'Acho que toda prisão que é técnica e bem justificável', disse deputado

  • D
  • Da Redação

Publicado em 21 de março de 2019 às 15:08

- Atualizado há um ano

O deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) disse nesta quinta-feira, 21, que quer ler a fundamentação do pedido que motivou a prisão do ex-presidente Michel Temer (MDB) antes de comentar sobre o assunto.

Ele ponderou, no entanto, que quando uma prisão é técnica e bem fundamentada ela tem de ser compreendida.

"Não vou comentar porque não li nada ainda, vou ler agora. Estava em reunião no Senado até agora e fiquei sabendo lá. Eu quero ler primeiro a fundamentação. Não li nada ainda. Vamos aguardar. Acho que toda prisão que é técnica e bem justificável tem que ser compreendida. Eu vou me inteirar, estou chegando agora no gabinete, não quero falar antes de me inteirar", disse o deputado.

Chefe de quadrilha Na decisão em que ordena a prisão de Temer, o juiz federal Marcelo Bretas, responsável pela Operação Lava Jato no Rio de Janeiro, afirma que o ex-presidente é o "líder da organização criminosa" responsável pelos atos de corrupção descritos na denúncia.

"Por sua posição hierárquica como vice-presidente ou como presidente da República do Brasil, e a própria atitude de chancelar negociações do investigado Lima o qual seria, em suas próprias palavras, a pessoa 'apta a tratar de qualquer tema', é convincente a conclusão ministerial de que Michel Temer é o líder da organização criminosa a que me referi, e o principal responsável pelos atos de corrupção aqui descritos", afirma Bretas, ao determinar o cumprimento da prisão preventiva de Temer e do ex-ministro de Minas e Energia Moreira Franco. 

O ex-presidente é suspeito de ter recebido propina por meio de um contrato da Eletronuclear, estatal responsável pela construção de Angra 3. O documento foi assinado por Bretas há dois dias, mas a prisão preventiva só foi cumprida desta quinta (21).