AFD 2018: curiosidades e números da passarela mais negra do Brasil

Este ano o evento chega a 5ª edição e promete novidades

  • D
  • Da Redação

Publicado em 27 de fevereiro de 2019 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Renato Santana

Em 2018, o público vibrou durante o Afro Fashion Day, que teve como tema as cores. Momentos como casamento, performance de drag-queen e baile funk marcaram quem compareceu ao evento, realizado no dia 24 de novembro, no Museu Du Ritmo, no bairro do Comércio. E a moda não estava só na passarela. O público, formado por mais de 1,2 mil pessoas, esbanjou muito estilo ao posar com looks poderosos nos espaços temáticos, como a entrada do AFD 2018, que, além de ser transformada no point das selfies, virou o portal do reino do empoderamento, representatividade e diversão. Logo após o desfile, o DJ Telefunksoul transformou o espaço da moda em festa com uma hora de música.

Já este ano, o AFD chega a sua quinta edição com o mesmo objetivo de sempre: exaltar o protagonismo e a identidade cultural do povo negro. A celebração, que acontece no mesmo ano em que o Jornal Correio completou 40 anos, promete novidades para a celebração da consciência negra na cidade. Acompanhe as novidades do evento no Canal do Afro.

Palco

Os modelos e convidados brilharam em cima do palco com área total de 400 m² e passarela de 18 m², que avançava pelo meio da plateia. O espaço uniu as projeções do VJ Gabiru, o som do DJ Telefunksoul e a moda do figurinista Fagner Bispo, se transformando em um verdadeiro show fashion guiado por oito cores: vermelho, azul, amarelo, laranja, verde, rosa-choque, roxo e branco. Palco do AFD 2018 (Foto: Renato Santana / Arquivo Correio) Seletivas Foram 518 inscritos nas cinco seletivas feitas no Curuzu, Plataforma, Tancredo Neves, Pelourinho e Itapuã. Deste número, seis modelos não agenciados foram selecionados, sendo três homens e três mulheres, divididos em 1º, 2º e 3 lugares. No dia 12 de novembro, a organização do AFD realizou uma grande final com jovens. Cerca de 200 pessoas assistiram à decisão, realizada no Teatro Eva Herz (Livraria Cultura), no Salvador Shopping. Confira abaixo o vídeo.

Além de ter desfilado na passarela mais negra do Brasil, os vencedores ganharam uma assinatura anual digital do Correio, com direito ao Clube Correio e os benefícios de ser assinante. Os primeiros colocados receberam também um ensaio fotográfico assinado pelo ateliê de impressão Cláudio Colavolpe Photo Art, R$ 150 em produtos da Soul Dila, R$ 100 em produtos da Tempt, um curso de moda oferecido pela Escola Baiana de Arte e Moda – EBAM, um kit de bijus da By Aninha Atelier Criativo, presentes da Madá Negrif e da N Black e uma sunga da grife de beachwear Sungas Oliver (para o vencedor masculino).

Casting Foram 54 modelos desfilando na passarela mais negra do Brasil, além de seis jovens escolhidos nas seletivas (Leideane Oliveira, Jule Santos, Vitória Carmo, Jonas Bueno, Alan Mendes e Ícaro Silva) de bairro e os convidados: a cantora e compositora Majur, o vencedor das seletivas 2017 Ivan Lima e o modelo senegalês Abou Osmane.

O casting foi formado por 12 agências de Salvador, são elas: Bi Produções, Lea Matos, Mega Model Bahia, Merci Models, Model Club Agency, One Models, PJT Models, Raí Silva Assessoria de Modelo, Suellen Massena, The Agent, Vivaldo Marques e Xtreme.

Looks Os 63 looks apresentados na passarela representaram 48 marcas baianas. São elas: Adriana Meira; Aládio Marques; Abanto; Ateliê 2; Ateliê Casa Linda; Black Atitude; Boutique Negralá; By Aninha Acessórios; Candida Specht; Carol Barreto; Closet Clothing; Com Amor, Dora; Costa Ribeiro; Crioula; Cynd Biquínis; Erika Rigaud; Euzaria; Fagner Bispo; Goya Lopes; Incid; Ismael Soudam; Jeferson Ribeiro; João Damapejú; Jorge Nascimento; T Camisetaria; Katuka Africanidades; Kelba Varjão Deluxe; La Abuela; Lú Samarato; Madame Nalwango; Maria Coruja Ateliê; Meninos Rei; Mônica Anjos; NBlack; Negrif; Sungas Oliver; Orig; Outerelas; Porto de Biquíni; Preta Brasil; Rey Vilas Boas; Silverino; Sonbrille; Sou Diva - tábompravocê?; Soul Dila; Tempt; Turbanque e Ziê. Nos pés dos modelos, o desfile traz como calçados as marcas Vizzano - para elas, e Melissa - para eles.

Beleza O cabelo e maquiagem dos modelos foram um show à parte. Além de outros penteados, a equipe de beleza cuidou das tranças que coloriram as cabeças de 20 das modelos que passaram pela passarela. Para isso, foram usados 70 metros de fibras de sete tonalidades: azul, laranja, roxo, rosa, vermelho, amarelo e verde. Bastidores do desfile do AFD 2018 (Foto: Erik Salles / Arquivo Correio) A beleza do desfile foi assinada pelo maquiador Dino Neto e sua equipe formada por mais 11 profissionais. São eles: Mário Moraes, Luiz Santana, Romário Aragão, Deivson Esquivel, Marcos Junquilho, Alberto Alves, Vinicius Teles, Rose Brito, Valério Santos, Graziela e Michele Silva.

Doação de alimentos Quem foi conferir a passarela mais negra do Brasil teve que se inscrever gratuitamente, porém a entrada ocorreu mediante a doação de 1 kg de alimento não-perecível.  O público foi incentivado a contribuir devida a parceria entre o Afro Fashion Day 2018 e a Mesa-Brasil, rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício do Sesc. O resultado foi a arrecadação de 900 quilos de alimentos, que foram doados para instituições sociais de Salvador. Entrega simbólica dos alimentos arrecadados no Afro Fashion Day 2018 (Foto: Renato Santana)