Água com limão emagrece? Tudo sobre a bebida queridinha das famosas

Especialistas dão dicas e esclarecem todas as dúvidas sobre a mistura

  • Foto do(a) author(a) Rafaela Fleur
  • Rafaela Fleur

Publicado em 26 de abril de 2018 às 08:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Shutterstock/Divulgação

Se você está querendo emagrecer e costuma buscar dicas em blogs e redes sociais, muito provavelmente já ouviu falar da água com limão. Seja em perfis de musas fitness, blogueiras ou até famosas, como as modelos Gisele Bündchen e Yasmin Brunet, o fato é que a mistura têm aparecido com cada vez mais frequência na lista de indicações milagrosas.

Cadastre seu e-mail e receba novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, tecnologia, bem-estar, pets, decoração e as melhores coisas de Salvador e da Bahia:

As adeptas juram que basta beber o líquido todo dia de manhã, em jejum, para obter resultados fantásticos. A única regra é que a água esteja morna. Mas será que funciona mesmo?

O BAZAR foi atrás da resposta e contatou diversos nutricionistas baianos para comentar sobre a mistura. Veja o que cada um deles falou.

Confira os relatos e tire suas próprias conclusões:

Thomas Tassio

"Não é verdade. Não há nenhuma comprovação que água com limão auxilie no processo de emagrecimento. Se a pessoa se sente bem ingerindo e não tem nenhum desconforto gástrico, pode continuar o uso. Porém, se toma sem vontade, apenas por acreditar que irá emagrecer, é melhor buscar outras alternativas. A mistura pode melhorar a digestibilidade, segundo o nutricionista Thomas Tassio (Foto: reprodução/Shutterstock) A água com limão pode melhorar a digestibilidade. Assim, pessoas que tem queixas de má digestão e empachamento, podem se sentir melhor. Sobre chás, antes de tudo, é preciso alertar que não se deve ingerir aleatoriamente.

É preciso ter cautela com dose, quantidade e frequência. Alguns chás podem auxiliar o processo de emagrecimento, como o chá verde e chá mate. Ainda podemos citar o chá de gengibre, que tem uma ação indireta, por ser anti-inflamatório.""Não há nenhuma comprovação que água com limão auxilie no processo de emagrecimento"Gisele Palavro

"Não encontrei nenhum estudo com correlação direta entre o uso do limão e o emagrecimento, porém, ao observarmos sua atuação no organismo, podemos dizer que ele é um bom aliado de uma dieta saudável e uma rotina de exercícios. Junto de uma alimentação saudável, o consumo do limão possui muitos benefícios.

Ele estimula o fígado na eliminação de toxinas. Quando ingerido pela manhã, complementa a faxina interna realizada durante a noite. Alcaliniza o sangue, reduzindo o risco de inúmeras doenças. Apesar do sabor ácido, o limão transforma-se em sais alcalinos quando absorvido, ajudando no equilíbrio do pH interno.

A água com limão também combate os radicais livres, que estão associados ao envelhecimento precoce, trazendo benefícios a pele e a saúde em geral, ajuda a equilibrar as funções digestivas, combatendo sintomas como má digestão e estômago pesado e aumenta a imunidade. A medicina ayurvédica justifica o uso da água morna (cerca de 40 graus) pela manhã em jejum por ser uma boa maneira de despertar os órgãos internos.

Vale lembrar que o uso da água com limão é contraindicado em casos de sensibilidade estomacal, alergias a cítricos e pessoas que tomam muitas medicações, pois ele pode interferir nos seus efeitos.""Junto de uma alimentação saudável, o consumo do limão possui muitos benefícios. Ele estimula o fígado na eliminação de toxinas. Quando ingerido pela manhã, complementa a faxina interna realizada durante a noite"Lais Galvão 

"Água morna com limão em jejum para emagrecer não funciona. Essas estratégias milagrosas não causam déficit calórico, que é o necessário para gerar perda de peso. Não adianta consumir água com limão pela manhã e ao longo do dia ter uma alimentação desequilibrada. O limão tem muitos benefícios e a maioria deles é devido à grande quantidade de vitamina C, que é um potente antioxidante e atua combatendo os radicais livres, prevenindo o envelhecimento das células e fortalecendo o sistema imunológico. "Água morna com limão em jejum para emagrecer não funciona", diz a nutricionista Laís Galvão (Foto: Reprodução/Shutterstock) Além disso, a vitamina C é necessária para a síntese de colágeno, retardando o aparecimento de rugas e flacidez.  Essa mistura não é indicada para indivíduos com quadros de esofagite (inflamação no esôfago) ou inflamação na garganta, porque a acidez do limão é abrasiva, podendo machucar essa área já irritada."Não adianta consumir água com limão pela manhã e ao longo do dia ter uma alimentação desequilibrada"A acidez também pode levar ao desgaste dos dentes. E quanto à temperatura da água, não existe fundamento que justifique seu uso em temperatura morna, já que não modifica nenhum composto do limão. Mas, para quem deseja intensificar a perda de peso, existem algumas estratégias que funcionam bem - lembrando que não existe milagre, sempre associado com alimentação equilibrada e atividade física. 

Há um grupo de alimentos chamados de termogênicos, que apresentam a característica de aumentar o gasto calórico do organismo, alguns deles são o café, canela, chá verde, gengibre, pimenta e guaraná em pó. Então várias estratégias podem ser usadas, como fazer o chá verde com gengibre, café com canela e adicionar pimenta nas preparações."

Érico Ian

"Não, a água morna com limão não vai fazer você emagrecer. O que acontece é que o limão, por conter o ácido cítrico, ingerindo logo pela manhã em jejum não vai estimular o apetite e em muitas pessoas causam até sensação de saciedade, então quando vão fazer a primeira refeição acabam fazendo a ingestão menor do que consumiriam normalmente."Nenhum alimento sozinho faz milagre, é o conjunto de ações que vai equilibrar o seu organismo e fazer  você se sentir bem"Porém, o limão é um alimento com baixa caloria, auxilia na hidratação, é rico em fibras, possui vitamina C, vitamina do complexo B e sais minerais como potássio, cálcio e ferro. Nenhum alimento sozinho faz milagre, é o conjunto de ações que vai equilibrar o seu organismo e fazer  você se sentir bem. Os indivíduos que tem úlcera gástrica ou gastrite não devem ser estimulados ao consumo da água com limão, pois após o consumo sentem piora dos sintomas. "  Siga o Bazar nas redes sociais e saiba das novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, decoração e pets:

Para quem deseja fazer uso de chás ou infusões, Érico fez uma lista das melhores opções e explicou seus benefícios: Chá de Hibisco Termogênico liberado - 250 ml por dia Chá de Salsinha (temperinho verde) DiuréticoChá Verde TermogênicoChá de Cavalinha Diurético Chá de Gengibre Termogênico Chá de Limão Termogênico para hipertensos - é fraco, por isso que é indicado para hipertensosChá de Canela com limão e gengibre TermogênicoChá de Gengibre com Canela  Termogênico Chá de Canela Termogênico - não indicado para grávidas Chá de Limão com Canela TermogênicoChá de folhas de amora Diurético forteChá de Sene Bom para intestino preso

Os chás deverão ser variados para que o corpo não se acostume com a substância. A recomendação do nutricionista é de ingerir dois tipos de chá por dia.